O MELHOR DA JAMAICA


Interessante observar que apesar da Jamaica ser uma ilha cercada pelo estonteante mar azul do Caribe, ela não costuma figurar na wish list dos brasileiros. Talvez pela fama de ser um destino caro (e é mesmo). Talvez pelo estigma de já ter vivido um período muito violento. Ou talvez pelo seu lado B traduzido em drogas e hotéis hedonistas.

A verdade é que não vi muitos brasileiros nas praias da Jamaica. E, mesmo antes de sair do Brasil, tive dificuldade em encontrar pessoas que conhecessem o país. Mas, se brasileiros não são habitués do pedaço, o mesmo não se pode dizer dos americanos. Para eles, a ilha é um destino muito procurado para lua de mel e para fugir do rigoroso inverno do hemisfério norte-americano. Afinal, um voo de apenas 40 minutos liga Miami à Jamaica.

Mapa do Caribe e arredores.

LUGARES QUE MERECEM UMA VISITA

Se a capital Kingston é uma cidade sem graça e não vale uma parada de mais de um dia, as praias belíssimas que emolduram a ilha merecem uma boa exploração. Especialmente Ocho Rios, Negril e seus arredores. A Jamaica tem cantinhos deslumbrantes. Praias protegidas por barreiras naturais de recifes. Cachoeiras de águas cristalinas que desembocam no mar. Penhascos de rochas calcárias que contrastam com o azul do mar. Lagoas paradisíacas. E é preciso circular sem preguiça. Não vale aterrizar num all-inclusive e ficar parado no mesmo ponto por uma semana. Há muitas coisas para se ver e fazer.

Mapa da Jamaica.

OCHO RIOS

Escolhi Ocho Rios como base. Estava muito em dúvida entre Negril e Ocho Rios, mas fiz a escolha certa. Em primeiro lugar pela localização. Ocho Rios fica a uma hora de Port Antonio, duas horas de Montego Bay, três de Negril e duas de Kingston. Além disso, gostei muito dos arredores:
  • Dun's River Falls (uma cachoeira imperdível)
  • Frenchman's Cove (minha praia favorita na Jamaica)
  • Blue Lagoon (lagoa de tirar o fôlego)
  • James Bond Beach (fonte de inspiração do escritor Ian Fleming)
  • Nine Mile (vilarejo onde nasceu Bob Marley)
  • Port Antonio (praia descoberta por Errol Flynn)
  • Dolphin Cove (para nadar com golfinhos)

Outro aspecto importante é a tranquilidade. As enseadas são pequenas nos arredores de Ocho Rios e tem sempre pouca gente. Já, em Negril a praia é linda, mas muito extensa e lotada de turistas e ambulantes.

A cidade de Ocho Rios em si é bem pequena e simples. Na alta temporada cruzeiros costumam fazer uma parada ali, por isso o lugar se desenvolveu. Enquanto estive por lá não vi nenhum navio. Que sorte.

Ocho Rios.

Fiz o trajeto Kingston - Ocho Rios de carro, em duas horas por uma estrada linda que passa pelas Blue Mountains. Essa é a maior cordilheira da Jamaica. Tem 45 quilômetros de extensão, de leste a oeste. Seu maior pico tem ao redor de 2.200 metros de altitude. As Blue Mountains têm fama internacional pelos grãos de café que produz. Há passeios para quem têm interesse em visitar os cafezais e conhecer o modo como eles processam os grãos.

Outro atrativo no caminho entre Kingston e Ocho Rios é a cachoeira Somerset Falls. É relativamente pequena, mas linda. Vale uma parada para esticar as pernas e se quiser dar um mergulho em suas águas cristalinas.


Somerset Falls.


O barquinho ajuda a chegar nas quedas d'água de Somerset Falls.

Quanto à hospedagem, o grupo Sandal's é muito forte na Jamaica. Em Ocho Rios eles têm dois grandes resorts, praticamente um lado do outro. O Sandal's Royal Plantation é o mais exclusivo e considerado um dos melhores da ilha. Tem apenas 74 suites, todas com vista para o mar. Mordomos estão disponíveis para atender os hóspedes e fazer suas vontades. O resort é all-inclusive (aliás, os dois são). O Sandal's Ochi Beach Resort fica exatamente ao lado do anterior, também é de frente para o mar, no entanto é enorme. Tem quase 500 quartos. Com tantos hóspedes, o serviço tem menos qualidade. A comida não é o ponto alto. Mas, as praias do hotel (são três pequenas praias privadas) são lindas, de águas serenas e cristalinas protegidas por barreiras de recife. O preço é mais camarada do que o anterior. Quem está hospedado no Royal Plantation pode usufruir das praias, restaurantes e serviços do outro hotel do grupo. Já, o contrário não é verdadeiro.

Sandal's Royal Plantation.

Barco de passeio do Sandal's Ochi.


Praias privativas do Sandal's Ochi.

Acompanhe o Instagram @blogviajarpelomundo

PORT ANTONIO. Mais ou menos a 100 quilômetros de Ocho Rios fica Port Antonio. É uma cidadezinha muito pequena que cresceu ao redor de dois ancoradouros. Ganhou fama graças ao ator Errol Flynn quando seu iate encalhou naquelas bandas e ele se apaixonou pela região. Por ele ter levado muitas celebridades para lá na época, a fama do vilarejo se espalhou pelo mundo. Bem, o tempo passou e a cidade em si não prosperou. No entanto, muitos milionários construíram casas fantásticas na região. E a simpática marina vale uma parada para um café ou um drinque, claro, feito à base de rum.

Marina de Port Antonio.

Cenas da vida em Port Antonio.

Centro de Port Antonio.

Um dos tantos palacetes dos tempos aureos de Port Antonio

FRENCHMAN'S COVE. Andando alguns quilômetros a leste de Port Antonio fica Frenchman's Cove - a praia que escolhi como a minha favorita. Que lugar! Paraíso. É a praia mais bonita da Jamaica! Paga-se 10 dólares americanos por pessoa para entrar. Vale cada centavo. A praia tem o formato de uma ferradura. É emoldurada por dois morros repletos de plantas e tem ligação com um rio de águas transparentes. A beleza dessa praia é inacreditável. Tem um restaurante para servir como apoio. Mas, como sempre na Jamaica, a comida é péssima. Mas, isso nem importa.

 
Frenchman's Cove.


Esse rio de águas transparentes desemboca na praia de Frenchman's Cove.

Encontro do rio com o mar em Frenchman's Cove.

Frenchman's Cove é uma praia privativa com boa infra-estrutura. Tem espreguiçadeiras para alugar.

Frenchman's Cove eleita minha praia favorita na Jamaica.

BLUE LAGOON. Andando mais uns três quilômetros a leste de Frenchman's Cove, outro paraíso, Blue Lagoon. Espetacular. A água doce e gelada que sai de um grande poço circular se mistura à água quente e salgada do mar. E o resultado é divino. Dizem que algumas cenas do filme "A Lagoa Azul" (gravado com Brook Shields e Christopher Atkins) foram rodadas ali, mas há controvérsias. Há que diga que isso é apenas ilusão para atrair turistas. Se não for verdade, não faz a menor diferença. A Blue Lagoon é aberta à todos. Não é um lugar privado como as demais praias. Por um lado, isso até atrapalha. 

Blue Lagoon.

A entrada da Blue Lagoon é pelo deck de madeira. Há pedrinhas pequenas que machucam o pé ao sair da água. É bom levar sapatilhas de borracha para mergulhar.

Um mar azul de cor espetacular se conecta com a Blue Lagoon.

Cuidado com os espertos! Na entrada, uma dúzia de "guias" correm na direção de quem chega querendo cobrar até 50 dólares americanos para um passeio de jangada de bambu que dura 10 minutos. Eles deixam em dúvida se esse é o valor da entrada na lagoa ou se é o passeio de barco, pois querem arrancar seu dinheiro de qualquer modo. Até parece que esse valor deve ser pago para ter acesso a lagoa. Mas, não. Não é preciso pagar nada para entrar no local. A lagoa não é privativa. É pública. Apenas se quiser fazer o passeio de jangada o valor deve ser acertado e sempre negociado com atenção. Por 20 dólares está de bom tamanho. 

Jangadas de bambu para quem quiser dar um passeio bem ao estilo jamaicano na Blue Lagoon.
Para chegar a Lagoa Azul basta contornar essa vegetação e ir para a direita

Pescadores na praia que se conecta com a Lagoa Azul.

A Blue Lagoon é espetacular, mas não tem boa infra-estrutura. É um lugar para entrar, ver, dar um mergulho e ir embora. Nem tem onde esticar uma toalha para sentar no chão. Dizem que um spa de luxo será feito no local.

Mais à frente tem uma praia de areia branca, bem virgem mais procurada por moradores locais, Winnifred Beach e logo depois a cachoeira de Reach Falls. As cachoeiras são belíssimas na Jamaica. A partir daí não dá para continuar em direção ao leste, pois o furacão que passou em 2005 destruiu tudo nessa região e nada foi refeito. Caso desse para passar, esse caminho levaria à Kingston, a capital da Jamaica. 

JAMES BOND BEACH.  Essa praia fica bem perto de Ocho Rios, numa cidadezinha que se chama Oracabessa. De carro se chega em 20 minutos, a partir de Ocho Rios. Antigamente, a cidadela era centro de exportação de bananas. No entanto, sua fama vem do fato de ter servido como fonte de inspiração para Flemming escrever as estórias de James Bond. Hoje, a casa onde ele morou faz parte do hotel Goldeneye.

James Bond Beach ao cair da tarde.

Na verdade, a praia nem chegou a ser explorada como deveria. Casualmente, havia uma peneira de atletismo para selecionar meninos e meninas interessados em seguir os passos do ídolo nacional Usain Bolt. Claro que me interessei muito mais por esse encontro genuíno com os jamaicanos do que pela praia.

Jamaicanos nas festividades de uma peneira de atletismo.

Meninos jamaicanos arrumados para um domingo de festa em Oracabessa.

Ao fundo, James Bond Beach

Meninos em plena competição de atletismo.

Curiosamente, ao retornar da praia de James Bond, o motorista parou o carro e mostrou essa ilha. Explicou que era um reduto de nudismo usado pelos hóspedes de um hotel que fica de frente para a ilha.

Ilha de nudismo nos arredores de Ocho Rios. Tower Isle.

DUNN'S RIVER FALLS. Sabe aquele lugar capaz de surpreender você totalmente? Fiquei sem palavras ao chegar nessa cachoeira que fica 3 quilômetros a oeste de Ocho Rios. Espetacular. São várias quedas d'água que saem de rochas de calcário e desembocam no mar. O ingresso custa 20 dólares americanos, mais 20 para o guia. O guia é indispensável. Eles conhecem a cachoeira como a palma da mão e conduzem você numa subida linda e emocionante de 300 metros por dentro d'água. Também é preciso ter sapatos de borracha para entrar. O aluguel é 7 dólares americanos ou para comprar 17. 

A espetacular Dunn's River Falls desemboca no mar.

A subida na cachoeira é feita por dentro d'água.  

Sapatos de borracha são indispensáveis

No começo da subida dá um certo receio, mas é muito emocionante e divertido

Há várias piscinas perfeita para se mergulhar.

Na saída, esculturas jamaicanas penduradas em árvores são oferecidas aos visitantes. 
Interessante observar que elas parecem ter sido feitas na própria árvore.

O parque é relativamente simples, mas tem boa infra-estrutura com lojas, lanchonetes e lockers.

Bem em frente ao Dunn's River Falls tem outra atração interessante para quem gosta de golfinhos, tubarões e arraias. É o Dolphin Cove. Não fui ao parque, mas é uma boa chance para quem quer ficar cara a cara com os simpáticos golfinhos. Dizem que quando os cruzeiros fazem suas paradas em Ocho Rios, tanto o Dunn's River Falls como o Dolphin Cove ficam lotadíssimos. A ordem é fugir da alta temporada. 

MONTEGO BAY.  Só vale a pena ficar hospedado nos arredores de Montego Bay quem tem a intenção de ficar em bons hotéis - como o Ritz Carlton Rose Hall, Round Hill Hotel & Villas ou o Half Moon Rock Resort, considerados três dos melhores da Jamaica - e não gosta de circular muito. Eles ficam afastados do centro. A cidade em si é bem feia, com bastante trânsito e as praias interessantes são longe. É a segunda maior cidade da Jamaica. A vantagem é que tem um aeroporto que recebe voos internacionais.

A rua principal é a Gloucester Avenue chamada de Hip Strip (avenida da moda) com lojinhas, bares, restaurantes e um parque muito bem cuidado, o Aquasol.

Centro de Montego Bay.

O mar tem uma cor linda em Montego Bay, mas tem muitas rochas e poucas praias com areia.

Partindo de Ocho Rios para Montego Bay são quase 100 km de estrada, percorridos em aproximadamente duas horas. No trajeto há várias paradas interessantes como a caverna Green Grotto Caves que serviu como esconderijo para as tropas espanholas; o vilarejo Nine Mile onde Bob Marley nasceu e passou sua infância; e, a casa assombrada Rose Hall Great House, residência de Annie Palmer chamada de "a Bruxa Branca" que hoje é um museu.

Outro detalhe interessante é que em Montego Bay há vários hotéis hedonistas para quem gosta de liberdade e fortes emoções. 

NEGRIL. De Montego Bay a Negril são quase 90 kms. Negril é uma região muito procurada pelos turistas pela fama de ter vida noturna agitada e mar tranquilo. Ostenta uma das praias mais extensas e concorridas da Jamaica, a Seven Mile Beach. Com 12 quilômetros de areia branquinha, água cristalina e serena, mais parece uma lagoa.  Lindíssima! É o paraíso para a prática de mergulho e todo tipo de esportes náuticos. 



A estonteante beleza de Negril.

O ponto fraco é a quantidade de ambulantes à caça de turistas pela praia. Eles vendem de artesanato à ganja (como chamam a maconha). Isso é muito chato! Mas, para quem gosta de bastante movimento é perfeito.

Até lagosta viva dá para comprar na praia de Negril.

O por do sol mais badalado da Jamaica fica em Negril, na extremidade ocidental da Jamaica, onde encostas rochosas de calcário se encontram com a água azul turqueza do Caribe. O Rick's Café tem mergulhadores que se jogam das pedras e tornam o espetáculo do por do sol ainda mais interessante. 

Só observando a coragem dos mergulhadores

A vantagem de ter ficado hospedada num resort do grupo Sandal's na Jamaica foi poder usufruir das comodidades de qualquer hotel da cadeia. Então, em Negril parei o carro diretamente no Sandal's Negril, almocei por lá, me esparramei nas espreguiçadeiras do hotel, tomei uma taça de champagne, caminhei pela praia toda e no final do dia voltei para Ocho Rios. Muito prático. No entanto, apenas um dia é pouco para explorar Negril. A região é linda e merece mais do que isso. Vale conhecer o Blue Garden Hole, poço profundo com água cristalina que emerge de uma fonte; a caverna do Roaring River Park; os crocodilos da reserva de Rhodes Hall Plantation; a tranquila praia de Half Moon Beach; e, as cachoeiras de Mayfield Falls.


PREPARE-SE PARA A JAMAICA
  • A comida é um dos pontos mais fracos da Jamaica. Mesmo assim prove os pastéis Patties, o prato típico Ackee and Salt Fish, os bolinhos Festivals e as carnes com molho Jerk feito em latões.
  • A ilha é relativamente pequena, mas tem lugares belíssimos que merecem ser explorados. Não vale se enfiar num resort e não sair de lá para nada. É preciso explorar o país.
  • A empresa JUTA tem vans em todos os hotéis para conduzir os visitantes de um lado para outro. É caro. Mas, é a melhor opção já que a mão é inglesa e as estradas são bem estreitas. A diária de uma van sai por 250 dólares americanos. 
  • A capital Kingston é o lugar mais sem graça do país. 
  • Os pontos altos são as cachoeiras e as praias de Ocho Rios e Negril.
  • A praia que mais gostei foi Frenchman's Cove.
  • A cahoeira que mais me impressionou foi a Dunn's River Falls.
  • O por do sol mais cobiçado é o do Rick's Cafe, onde os mergulhadores se exibem em busca de uma gorjeta.
  • A praia mais badalada e extensa é a Seven Miles Beach, em Negril.
  • O grupo Sandal's domina a ilha. O hotel mais exclusivo do grupo é o Sandal's Royal Plantation, em Ocho Rios.
  • Outros bons hotéis são: Ritz Carlton Rose Hall, Round Hill Hotel & Villas, Half Moon Rock Resort.
  • A maconha rola solta por todos os cantos. Mas, a tal da "ganja" é proibida e a multa é de 50 dólares para quem for pego fumando. 
  • Reggae é o ritmo nacional. Toca o dia todo.
  • Leia também o post anterior que faz uma introdução sobre o país e mostra a capital Kingston: Jamaica um país duas lendas.

Ficou curioso com a Jamaica? Então, dê um pulo até lá para conferir! O país é lindo!

Ps: Esse post foi atualizado em agosto de 2017. 

Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Oi Claudia!
    Seus posts sao sempre mt bons e completos, mas este foi sem duvidas um dos meus favoritos. Nossa, que mar azul, que cachoeiras!
    Outra coisa, minha irma esta pretendendo se casar no Caribe e andou pesquisando alguns hoteis na Jamaica. Os precos parecem bem razoaveis e ela quer uma cerimonia pequena, somente ela e o marido. Vc presenciou algum casamento por la?
    Ah! Sua familia 'e linda. Deus os abencoe!
    Bjs
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula,

    Vi vários casamentos. É muito comum ver americanos casando na Jamaica. Já, brasileiros, não vi nenhum casal.

    Os hotéis vendem muitos casamentos e lua de mel.

    Obrigada pela sua visita. Você é muito gentil.

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Lindissimo Post... Muito legal essas cachoeiras na praia :D

    ResponderExcluir
  4. Mais um artigo fantástico, com fotos deslumbrantes, que retratam mais um paraíso na terra.

    As suas imprescindíveis dicas e sugestões, enriquecem de forma equiparável o seu artigo, como alias é uma das suas "imagens de marca".

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Cheguei no seu blog buscando informações sobre alguns lugares no google. E já faz uns meses que eu acompanho suas postagens. Muito legal sua forma de escrever e as fotos são lindíssimas!

    A Jamaica com certeza está na minha lista de lugares pra ir antes de morrer. Esse post só instigou mais ainda minha vontade de conhecer esse lugar mágico!

    Obrigada por compartilhar com nós leitores suas viagens magníficas!
    E parabéns por viver a vida de forma tão intensa. Suas viagens servem de inspiração pra mim e com certeza pra muitas outras pessoas

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oscar,

    A Jamaica é um país lindo e não muito visitado pelos brasileiros. Tem muita beleza natural. Vale uma viagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Turista,

    Obrigada pela visita. Gosto sempre dos seus comentários motivadores. Hoje vou visitar seu blog que adoro. Tenho andado com tempo muito reduzido para a internet. O trabalho tem falado mais alto e me consumido muito tempo.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Rebeca,

    A Jamaica é linda. Vá mesmo! É pertinho do Brasil e tem um mar azul maravilhoso. Perfeito para descansar por uns dias.

    Obrigada pela visita. Volte sempre.

    Claudia

    ResponderExcluir
  9. OI CLÁUDIA
    ACABEI DE DESCOBRIR SEU BLOG, ESTOU APAIXONADA. PRECISO DE UMA DICA DA ITÁLIA. ESTOU INDO EM OUTUBRO, VOU CHEGAR POR ROMA E SAIR POR VENEZA. VOU ALUGAR UM CARRO. QUERIA SABER SE VALE A PENA FAZER BASE EM SIENA E RODAR POR MONTALCINO, PIENZA, SAN GIMIGNANO, MONTERRIGGIONI, VOLTERRA. O QUE VC ME SUGERE? BJSS LETÍCIA

    ResponderExcluir
  10. Leticia,

    Nessa região da Itália é tudo relativamente perto. Mas, eu acho muito chato ter que dirigir 40 km para ir mais 40 para voltar de Siena a Montalcino, por exemplo. Além disso, dirigindo vc não poderá degustar os bons vinhos da região. A viagem fica incompleta. O que prefiro fazer é reservar um dia antes o hotel para onde quero ir no dia seguinte. Em baixa temporada é fácil.

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Claudia,

    Que delicia de post! E as fotos, então?!

    Sempre bom passar por aqui e degustar as tuas andanças pelo mundo.

    Beijos,
    Andressa

    ResponderExcluir
  12. Andressa,

    Aguardo em breve as suas aventuras no paraíso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Cláudia, que lugares maravilhosos !
    As fotos estão lindas e a família também !!
    Bjs
    MT

    ResponderExcluir
  14. MT

    Nada melhor do que viajar com a família. Essas são as melhores viagens!!!

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir
  15. Caramba! Que post completo e repleto de fotos espetaculares da Jamaica. Realmente escutamos falar pouco da Jamaica aqui no Brasil. Mas nesse caso, quem perde são os brasileiros em não visitar um lugar tão lindo assim.

    ResponderExcluir
  16. Thiago,

    É verdade. A Jamaica é lindíssima e ainda pouco explorada pelos brasileiros. Um país cheio de belezas naturais. Vale uma viagem até lá.

    ResponderExcluir
  17. Claudia estava super curiosa para ver seu post sobre a Jamaica depois de ficar babando com as suas fotos no Instagram!
    Cada praia mais maravilhosa que a outra! Talvez agora eu tenha que incluir a Jamaica na lista dos destinos para conhecer nessa vida! :-)
    Lindo post!
    bjus

    ResponderExcluir
  18. Guta,

    A Jamaica é belíssima. As praias legais e as cachoeiras mais interessantes ficam distantes umas das outras. É um país para se circular bastante. Enfrentar distâncias de pelo menos uma hora ao dia. Para quem quer ficar parado num lugar só melhor escolher lugares como Maldivas, Tahiti ou República Dominicana.

    Eu amei. Trouxe ótimas lembranças na mala.

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde
    Você disse que e caro, caro quanto mais ou menos? A estadia e passagem aérea ou os passeios e alimentação? Pq vi que o dólar americano e muito valorizado sobre o dólar jamaicano
    Gostei muito de seu post

    Abraco
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo,

    Os bons hotéis vão de 700 dólares americanos à 1500. Eles são all inclusive, mas a comida é péssima na Jamaica. Se compararmos esses preços com a República Dominicana, por exemplo, que também tem a cultura dos all inclusives, a diferença é enorme. Por 300 dólares têm hotéis excelentes em Punta Cana.

    Outra coisa cara é o transporte na Jamaica. É difícil dirigir por ter mão inglesa e estradas estreitas. A diária de um carro com motorista é 250 dólares americanos. Para rodar na cidade em torno de 80 dólares por dia. Se considerarmos que nos EUA uma semana de aluguel de carro sai ao redor do valor de uma diária de carro com motorista para ir às praias mais distantes. É bem caro.

    ResponderExcluir
  21. Olá Claudia,

    Acabei de conhecer seu blog. Gostei muito sobre as informações passadas. Apesar das minhas viagens serem sempre sem um budget muito alto e mais mochilão, é bem proveitoso colher seu ponto de vista dos lugares onde já passou.

    Boas futuras viagens!

    Thaís Portella

    ResponderExcluir
  22. Adoro seus posts, sempre tão descritivos e completos.
    As fotos também são lindíssimas.

    A Jamaica é um local a visitar, de certeza.

    Rui de Visitar Nova York

    ResponderExcluir
  23. oi estou fazer um trabalho da Jamaica ! quando eu vir como é Jamaica eu mim apaixonei ! eu to achando lindo esses lugares ! muitos bom! agora o meu sonho é conhece a Jamaica !

    ResponderExcluir
  24. Ola Claudia!!

    Adorei seu blog! Mtas dicas importantes!!! Eu e meu noivo estamos planejando nosso casamento na Jamaica, e vi que o grupo Sandals tem mtas ofertas interessantes. Mas ainda estou em duvida quanto ao local... Nao sei se escolho Ochos Rios, Negril ou mongtego Bay... Oq vc me diria sobre os hoteis Sandals desses locais? Vi que vc adorou o Royal Plantation de Ochos Rios, mas e sobre Negril? Alguma dica?
    Ah, e sao bonitos os casamentos que a rede oferece?

    Muito obrigada pela ajuda!

    Beijos

    Thaline

    ResponderExcluir
  25. Thalina,

    O grupo Sandals é dos melhores da Jamaica, especialmente o Sandal's Royal Plantation, em Ocho Rios. É o melhor do grupo. Perfeito para casamento. O de Negrill é badalado, mas não tão exclusivo. Montego Bay é um lugar mais caído (apesar de ter bons hotéis, mas o entorno é feio).

    Se fosse eu ficaria em Ocho Rios, no Royal Plantation.
    Até pq tem outro hotel do grupo Sandal's colado nele, maior e menos interessante para um casamento, mas que pode ser usado por quem está no Royal Plantation. Ele só é mais caro do que os outros.

    Beijo e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  26. Ajudou sim Claudia!
    Muito obrigada! Ja vou fz os planos para a viagem!!!
    Ah, e eu adorei o blog! Tb amooo vijar, e eh mto bom encontrar pessoas que alem de viajar, ainda se organizar para passar os conhecimentos da viagem para os companheiros!!!! Queria um dia me organizar assim! hehehehe
    Otimo trabalho! parabens!!!
    Bjos

    thaline

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pelo Blogg. Acabei de fechar uma viagem à Jamaica e as dicas serão de grande valia.
    Cordialmente,
    Alexandre

    ResponderExcluir
  28. Claudia! Adorei o post! Fiquei com mais vontade de conhecer a Jamaica. Pretendo fazer a viagem em março do ano que vem, mas sozinha. É tranquilo viajar sozinha para lá?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Alexandre,

    Que bom. Quando o blog consegue ajudar alguém, ele cumpre seu papel. Fico grata com o e-mail.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  30. Cindy,

    A Jamaica não é um país super super super tranquilo.
    É preciso prestar atenção aos lugares onde você for e evitar andar à noite sozinha. Procure se informar no hotel sobre os lugares onde decidir ir, perguntando se são seguros. Os hotéis ajudam nos deslocamentos.

    No mais, aproveite muito!

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Claudia, tudo bem??
    Parabéns pelo blog, estou encantada!!! hehehhe
    Achei ele pesquisando sobre Jamaica, que quero conhecer no ano que vem.
    Apesar de trabalhar no turismo, pouco ouvimos falar sobre Jamaica, então queria saber se vc pode me esclarecer algumas duvidas.

    Qual o roteiro que tu fez, do tipo, onde fez os pernoites?
    É possível alugar um carro?

    Obrigada!! beijao!!!

    ResponderExcluir
  32. Oii Claudia!!! Primeiramente, queria te parabenizar pelo blog fantástico!!
    Trabalho com turismo, e mesmo assim, não se ouve falar muito em Jamaica.
    Achei seu post incrível! Mas fiquei com duas dúvidas
    Em quais cidades vc pernoitou, e quantas noites?
    Vale a pena alugar um carro? Já que pra mim as vans ficariam num valor mt pesado.

    Obrigada! Beijos!!

    ResponderExcluir
  33. Gabriela,

    A Jamaica é linda! Poucos brasileiros se aventuram por lá.

    Fiquei inicialmente alguns dias em Kingston (3 dias) e depois Ocho Rios (4 dias).

    Kingston não vale a pena. Muitos aviões descem direto em Montego Bay. Como eu estava a trabalho em Kingston precisei ficar alguns dias. O que mais vale a pena é Ocho Rios e Negrill.

    Alugar carro não é necessário, pois eles têm boa infra-estrutura de transporte para o turismo. Há táxis com preços tabelados em todos os hotéis. Dá para contratar por dia e fazer quantos bate-e-volta der vontade. Algumas estradas são muito estreitas. Não aluguei carro e deu tudo certo. E, olha que eu sou fã de alugar carro.

    ResponderExcluir
  34. Olá Claudia,

    O seu blog é simplesmente perfeito, com belíssimas fotos e dicas e sugestões valiosas.
    Estou planejando passar o Natal e o Reveillon desse ano na Jamaica. Pelo que andei pesquisando na internet a passagem aerea é muito cara. Do Brasil para a Jamaica já tem voo direto? Quais companhias vão para lá?

    Beijos,

    Gisele

    ResponderExcluir
  35. Gisele,

    Eu fui de American Airlines via Miami. Voos diretos do Brasil somente em voos fretados. Mas, consulte na internet que você obterá todas as possibilidades de voos e poderá escolher o que melhor se enquadra no seu orçamento.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  36. Oi tudo bem? que extraordinário suas fotos e sua viajem, eu quero ir pra lá em dezembro pra passar 11 dias em kingston, andei pesquisando pra ir e tal nao perecisamos de visto o que é mais legal ainda, mas tenho medo pois o que ouvi sobre a Jamaica é que lá é um país perigoso, o que vc me diz a respeito de lá ter fama de lugar perigoso, se diga de passagem acho que aqui em São Paulo é mais perigoso do que lá...

    ResponderExcluir
  37. Oi tudo bem? que extraordinário suas fotos e sua viajem, eu quero ir pra lá em dezembro pra passar 11 dias em kingston, andei pesquisando pra ir e tal nao perecisamos de visto o que é mais legal ainda, mas tenho medo pois o que ouvi sobre a Jamaica é que lá é um país perigoso, o que vc me diz a respeito de lá ter fama de lugar perigoso, se diga de passagem acho que aqui em São Paulo é mais perigoso do que lá...

    ResponderExcluir
  38. Claudia, quantos dias vc sugere ficar na Jamaica? E quantos dias em cada cidade?

    ResponderExcluir
  39. Olá Claudia,

    Cheguei no seu blog buscando informações sobre a Jamaica. Já cogitei em ir pra lá mas algumas questões me deixam um pouco insegura.
    A primeira delas é em relação à segurança: os lugares turísticos são tranquilos? Vc se sentiu insegura visitando alguma praia ou cachoeira?
    A outra é a questão da mobilidade: me pareceu complicado se deslocar por lá. Sou fão incondicional de viajar com carro alugado e fico com receio de ficar restrita à certos passeios por falta dele.

    Me dá umas dicas por favor?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  40. Renata,

    O país já foi muito perigoso, mas isso mudou. Não tive nenhum problema por lá. Brasileiros quase não vão para a Jamaica, pois o preço dos hotéis é alto. Já, os americanos vão para o país em massa. A infra-estrutura turística é excelente. Tudo super organizado. Por isso, nem aluguei carro. E, olha que também sou fã de alugar carro. Há vans que você contrata por dia para circular onde quiser. E, até me senti mais segura assim.

    Vá sem medo. O país é lindo.

    ResponderExcluir
  41. Obrigado pelo retorno Cláudia. Vc me deixou mais tranquila..

    Se tudo der certo vou aumentar esse número de brasileiros na Jamaica em fevereiro do ano que vem.

    Se pintar mais alguma dúvida volto aqui.

    ;)

    ResponderExcluir
  42. Oi, Claudia!
    Descobri o seu blog fazendo umas pesquisas sobre a Jamaica e este foi, com certeza, o post mais completo que encontrei sobre o país.
    Meu noivo e eu estamos em dúvida sobre a lua de mel na Jamaica ou nas Ilhas Maurício. Ainda não conseguimos decidir o "melhor" destino.
    Nosso casamento será em março do ano que vem.
    Na agência, indicaram o Sandals Whitehouse para a gente ficar na Jamaica, mas você não citou ele entre os hotéis da rede. Será que é um hotel novo da rede?
    Obrigada desde já.
    Um beijo,
    Heloisa

    ResponderExcluir
  43. Oi Claudia !
    Muito bom tudo que escreve ! Parabéns ...
    Me convidaram para ir a Jamaica uns amigos, mas não sei nada.´Não sabia ate ler seu blog, amei como escreve!
    Mas, por favor é preciso passaporte ? É muito caro ? Pois eles me disseram ser mais barato que Maceio por exemmplo, fiquei em duvida, será ?
    Aguardo sua resposta, obrigada.
    Erica Luciana .

    ResponderExcluir
  44. Heloisa,

    A Jamaica é um destino de lua de mel muito escolhido pelos americanos. Tem hotéis legais e um mar lindo. Mas, sinceramente, entre Jamaica e Ilhas Maurício eu ficaria com as Ilhas Maurício.

    Esses resorts do Sandals são enormes e nada exclusivos. Para lua de mel é legal um hotel mais íntimo, sem tanta gente, num lugar mais especial. Gosto da ideia de Ilhas Maurício, Seichelles, Maldivas, Tahiti, Fiji...

    Bj

    ResponderExcluir
  45. Erica,

    Passaporte é obrigatório para qualquer viagem internacional. Quanto ao preço, Jamaica não é super baratinha. Leve o suficiente para ficar à vontade e poder usufruir com seus amigos.

    Bj

    Claudia

    ResponderExcluir
  46. Minha tia já foi pra lá,falou q é um lugar lindo.
    Amo reggae,qual os lugares mais legais pra reggaeiros?

    ResponderExcluir
  47. Kamila,

    Tem reggae por todo canto. Nos hotéis eles informam quais os melhores locais para se frequentar.

    ResponderExcluir
  48. Oi Claudia,

    Sua viajem foi em que época do ano? Estou querendo ir em agosto de 2014, mas li que nessa época tem risco de furacão, estou receosa..

    Lindo seu Blog!!

    ResponderExcluir
  49. Isabela,

    Fui em fevereiro, uma época ótima. Realmente, o risco de pegar um furacão deixa a viagem tensa. Fui em setembro para a República Dominicana e tivemos um alerta de evacuação. Foi muito tenso e vimos o furacão se deslocando sobre o mar, ao longe.

    Programar uma viagem com antecedência possibilita a escolha de épocas mais apropriadas. Isso é importante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  50. Oi Claudia! Estou planejando viagem para Jamaica em maio/14 e adorei seu post! Vou com meu marido e chegamos em Kigston. Ficamos um dia em Kingston, depois 2 dias em Ocho Rios e 3 dias em Negril. Nossa volta é por Montego Bay. Minha duvida é sobre o deslocamento, pensamos em alugar carro mas ouvi comentarios que lá é perigoso, que há uma abordagem "agressiva" dos jamaicanos para vender coisas e dar orientacoes...iquei com medo. Enfim, é isso mesmo? Voce acha que é uma boa ideia alugar um carro? Vi suas dicar das vans, mas é caro este serviço? Muito obrigada e parabens pelo blog!!! Marcia

    ResponderExcluir
  51. Marcia,

    O roteiro de vocês está muito bom!

    Dá para alugar carro sem problemas. O país não tem mais tanta insegurança como antes. As estradas são estreitinhas, mas nada que não dê para um bom motorista. rs.

    Eu preferi andar de van pois em algumas viagens eu estava com meus filhos e sem o marido. Então, melhor não inventar muito. Mas, dá para ir sozinho sem nenhum problema.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  52. olá, Cláudia! Amei seu blog e este post em especial! Vou ficar apenas um dia por lá pois vou de cruzeiro... Tinha pensado em ficar em uma das praias de montego bay (porque são mais perto, tipo 30km do porto).Mas desanimei com seu post... Você acha que vale ir para Ocho rios mesmo que seja mais longe (67km)? muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  53. Anônimo (a)

    Negril também vale muito a pena. Eu gostei mais de Ocho Rios e Negril.

    ResponderExcluir
  54. Ei Claudia. Estou pensando em viajar pra Jamaica em Fevereiro/2014. Vou seguir seu conselho de ficar em Ocho Rios, mas também queria conhecer Nigrill como vc sugeriu. Dá pra fazer um bate-volta ou vc me indicaria hospedar uns dias?

    ResponderExcluir
  55. Henrique,

    Eu fiz um bate e volta pois não tinha muito tempo disponível. O ideal é ficar uns dias em Ocho Rios e outros em Negril. De Negril dá para conhecer Montego Bay.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  56. OLA CLAUDIA! VC PODERIA INFORMAR QUANTO É BOM LEVAR EM DOLAR (AMERICANO OU NAO)POR DIA PRA JAMAICA?
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  57. Oi Cláudia.

    Primeiramente parabéns pelo relato tão detalhado do país. É a primeira vez que visito o blog e fiquei bastante satisfeito.

    Lhe achei por pesquisar sobre o país. Tenho interesse em passar lua de mel lá em 2015 e queria referências. Gostei bastante das suas preferências. Mas o que me preocupou foi a comida...rs! É muito diferente do Brasil? Tem arroz e feijão?

    Valeu! Uma abraço!

    ResponderExcluir
  58. Oi Anônimo,

    Cada pessoa conta com valores diferentes para levar numa viagem. Se vc já for com hotel pago e refeições incluídas nas diárias vai precisar pouco dinheiro. Poderá fazer os passeios de forma mais econômica ou mais exclusiva, dependendo do que dispõe. Há quem conte com 50 dólares ao dia e outros que levam 500 (ou até bem mais) para ter sobra e gastar sem economia. Tudo depende de quanto vc tem.

    ResponderExcluir
  59. Sérgio,

    Até tem arroz e feijão, mas não exatamente como no Brasil. Parecido. rs. Os países da América do Sul e Central têm hábitos alimentares similares. A comida na Jamaica não é o ponto forte. No entanto, num bom hotel o padrão é internacional. Então, vc não terá problemas. Aproveite sua lua de mel sem pensar nisso (que é um detalhe).

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  60. Ei, Cláudia!
    Parabenizo todo o seu cuidado em revelar informações preciosas aqui. Estou indo para Jamaica em maio e escolhi conhecer Kingston, Ocho Rios e Negril. Porém estou receosa quanto ao deslocamento de Kingston até Negril. Você sabe quais as formas que tenho para deslocar (sabendo da dificuldade de transporte- vou com mais 02 amigas), onde posso contratar também? Os valores? Na medida em que lia e observa as imagens, fiquei muito curiosa e com vontade de chegar logo a viagem!...
    Parabéns pela atenção dispensada e o carinho.

    ResponderExcluir
  61. Priscila,

    Como está escrito no post acima "a empresa JUTA tem vans em todos os hotéis para conduzir os visitantes de um lado para outro. É caro. Mas, é a melhor opção já que a mão é inglesa e as estradas são bem estreitas. A diária de uma van sai por 250 dólares americanos".

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  62. Cláudia,
    Esse seu roteiro maravilhoso me motivou a ir para a Jamaica, fiquei complemente apaixonada pelo país... Fui nesses pontos que você indicou e outros que pesquisei na internet, de fato, não tem muita informação em português de lá, você ajudou muito! Meus amigos ficaram loucos com as fotos e já me pediram para eu montar o meu roteiro...;)
    Parabéns pelas importantes dicas que você passou aqui!! Obrigada por ter tornado a minha viagem melhor!!
    Atenciosamente,
    Diana Jaccoud

    ResponderExcluir
  63. Oi Claudia Boa Tarde!!

    Seu Blog é sensacional o mais completo até agora que eu achei... pesquisando sobre a Jamaica.
    Eu e meu noivo pretendemos passar a Lua de Mel em Ocho Rios, e eu queria saber se vc chegou a ver o hotel RIU, foi indicação de um outro casal.
    Fiquei encantada com suas dicas, me ajudou muito!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Diana,

    Fico muito feliz com o seu comentário. Minha intenção com o blog é justamente dividir minha experiência e ajudar outras pessoas que queiram se aventurar pelos mesmos caminhos.

    Obrigada pelo carinho.

    Beijo

    ResponderExcluir
  65. Michele,

    Que bacana. Lua de mel na Jamaica é interessante. Conheci o Sandals e adorei. Super exclusivo. Numa praia linda e perfeito para uma viagem a dois. O RIU não conheço. Conheço essa cadeia de outros países e sempre são hotéis enormes. Dá uma olhada no site de cada hotel para ver qual tem o seu perfil.

    Bj

    ResponderExcluir
  66. Michele,

    Esqueci de dizer que é o Sandal's Royal Plantation.

    ResponderExcluir
  67. Oi Claudia adorei seu blog, parabéns!
    estou pretendendo ir pra Jamaica em julho com meu esposo e minha filha de 1 ano e meio vc axa q vou conseguir aproveitar as praias e cachoeiras com criança pequena? E qto a passagem por Miami é tranquilo ou tem q ter visto pra lá?

    ResponderExcluir
  68. Oi Priscila,

    Com criança pequena você vai aproveitar muito as praias. Já, as cachoeiras não. Maa, as praias já valem a viagem.

    Quanto à escala nos EUA, você não precisa visto se não pretende sair do aeroporto. Se quiser sair para passar o dia é melhor providenciar. O visto atualmente sai rápido.

    Bj e boa viagem.

    ResponderExcluir
  69. Oi Claudia!
    Adorei o post sobre a Jamaica! Acho a cidade incrível por foto, imagina ao vivo rs
    Estou indo para Ocho Rios, por 10 dias apenas, gostaria de saber quanto mais ou menos são os passeios para as cachoeiras e afins, e quanto de dólar americano eu preciso levar, em média para conseguir conhecer. Afinal tenho pouco tempo

    ResponderExcluir
  70. Thainá,

    Os passeios são feitos pela empresa JUTA. O aluguel de uma van com motorista sai por 250 dólares por dia.

    Os passeios propostos pelo hotel geralmente ficam em torno de 100 dólares por pessoa.

    Boa viagem!

    ResponderExcluir
  71. Adorei o post! Me caso em dezembro desse ano e estamos na dúvida em qual cidade da Jamaica escolher. Acho que você nos ajudou um pouquinho =)

    ResponderExcluir
  72. Gostaria de saber de quanto é o gasto, em média, para viajar do Brasil para a jamaica em torno de uma semana.

    ResponderExcluir
  73. Oi Curiosidades de História,

    Dizer quanto você vai precisar é muito difícil. Cada pessoa tem seu estilo de viagem. Alguns preferem bons restaurantes, querem alugar carro com motorista e fazer muitas compras. Outros preferem passeios em grupo, não ligam para bons restaurantes e são mais econômicos. Eu diria que você pode gastar entre 100 e 1000 dólares por dia. Realmente, muito relativo.

    Não tenho como te ajudar nesse aspecto.

    Boa viagem

    Claudia

    ResponderExcluir
  74. Oi Claudia! Estou programando uma viagem para o ano que vem à Jamaica, e só tive uma dúvida. Qual moeda você levou? Dólar mesmo? Preciso trocar para alguma moeda local?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  75. Manoela,

    Eles usam o dólar jamaicano. Mas, o dólar americano é usado normalmente e aceito em todos os lugares.

    Bj e boa viagem

    ResponderExcluir
  76. Claudia, bom dia !!
    Primeiramente, excelent post, adorei.

    Vou para a jamaica semana que vem e pretendo fazer toda a costa norte, comecando em Negril e terminando em Port Morant, ou Kingston.

    Gostaria de saber dentre todos esses lugares que voce visitou, em que cidades voce ficou em hotel ?

    Alem disso, que tipo de carro voce alugou, é necessario um SUV pelas estradas, ou um hatch/ sedan esta de bom tamanho ?

    Obrigado !!

    ResponderExcluir
  77. Oi Claudia, adorei as fotos e comentários, estou embarcando p/ jamaica no dia 4/10/2014 e não tenho noção de quantos dolares tenho que levar, vc pode me dar uma idéia? Ficarei em montego bay no Grand Bahia principe jamaica.

    Joseana

    ResponderExcluir
  78. OI CLAUDIA. eu e mais duas amigas estamos indo para a jamaica vamos ficar 24 dias.. mas estou arrependida por ficar tanto tempo, o que voce acha?? sera que erramos? vamos de mochilao .. estou com muito medo... espero suas dicas

    ResponderExcluir
  79. Vitoria,

    A Jamaica é linda. Vocês certamente terão muito para ver e aproveitar. Mas, 24 dias é bastante. Se cansarem fujam para alguma outra ilha nas redondezas. Rs.

    ResponderExcluir
  80. Joseane,

    Isso é muito relativo. Depende do que vc quer fazer. Programe 300 dólares por dia para ter folga.

    Bj

    ResponderExcluir
  81. Ola Claudia!
    Td bem?

    Vc recomendaria viajar sozinha por la?

    O que tu acha?
    Conheci um cara do Caribe em Londres e ele me disse para n ir devido a violência do local...
    Mais fui para Cape Town em 2011 e n vi nada referente a violência diferente do q o povo falava...

    Pretendo fazer esta viagem assim que voltar para o Brasil (ja estou fora ha 1 ano)...

    Jamaica é um sonho antigo...

    Parabéns pelo blog!
    ��������

    ResponderExcluir
  82. Estou indo para Jamaica agora em janeiro em segunda lua de mel e escolhemos a Jamaica depois de lermos tudo o que escreveu! Vamos também ficar em Ocho Rios no Sandals Royal Plantation por 6 noites e queria suas dicas sobre os passeios e roteiros que devemos fazer e onde melhor alugamos um carro com motorista! Das 6 noites, queremos aproveitar pelo menos 2 ou 3 dias para rodarmos e curtirmos os arredores e queria sua sugestão de como montar esses roteiros de passeios!!!!
    Super obrigada! Seu blog é sensacional!!!!

    ResponderExcluir
  83. Amei seu relato e escolhemos passar uma mini lua de mel na Jamaica! Estamos indo em Janeiro, vamos ficar em Ocho Rios por 6 noites no Sandals Royal Plantation e queria suas dicas sobre como montar os roteiros de programação diária para curtirmos pelo menos 2 ou 3 dias curtindo e passeando pela ilha e arredores de Ocho Rios! Também queria sua dica sobre onde melhor alugar um carro com motorista!!!!
    Seu blog é sensacional... Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  84. Renata,

    A capital não é um lugar muito legal para uma mulher sozinha. Já, as praias atualmente têm um boa infra-estrutura e não oferecem mais tanto perigo. O país está bem mais tranquilo do que era.

    bj

    ResponderExcluir
  85. Renata,

    A capital não é um lugar muito legal para uma mulher sozinha. Já, as praias atualmente têm um boa infra-estrutura e não oferecem mais tanto perigo. O país está bem mais tranquilo do que era.

    bj

    ResponderExcluir
  86. Dil,

    O mais conveniente são as vans disponíveis em qualquer hotel. Eles oferecem carros com motoristas. É o mais prático a se fazer. O valor gira entre 150 e 250 dólares por dia dependendo de onde você quiser ir.

    Não deixe de conhecer Frenchman's Cove, Blue Lagoon e Dunn's River Fall. Se quiser ir mais longe Negrill éuma praia bem bonita!

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  87. Olá, Claudia! Você saberia me dizer qual a melhor época do ano para visitar a Jamaica? Gostaria de ir em Maio/2015, porém não encontrei na internet um site que falasse sobre o tempo/temperatura. Obrigada!

    ResponderExcluir
  88. QUANDO IR À JAMAICA

    O melhor período é de dezembro a abril pois chove menos e é mais fresco. De junho à novembro é a época de furacões. Evite. O pior mês é setembro.

    ResponderExcluir
  89. Olá, Cláudia! Adorei seu post e pretendo usá-lo como referência. Meu marido e eu vamos para a Jamaica em abril e fizemos reserva no Royal Decameron club Caribbean all inclusive em Runaway Bay localizado à 22Km de Ocho Rios. Pretendemos fazer passeios mas também gostaríamos de aproveitar a praia do hotel. Li alguns comentários de que as prais não são tão boas. Voce conhece a região? Ou poderia indicar algum hotel na mesma faixa de preço em Ocho Rios numa localização melhor. Estou com receio de que o hotel reservado seja isolado de tudo.
    Um abraço,
    Leila

    ResponderExcluir
  90. Olá Claudia,
    Irei para Jamaica com uma amiga em Maio deste ano, vamos fazer um trabalho voluntário em Kingston pelo Jamaica Volunteer Programs. Depois iremos para Montego Bay aproveitar um pouco a praia...
    Você sabe me dizer se vale mais a pena trocar o real para Dolar Jamaicano ou Americano? Hoje o dolar americano está bem alto, e pelo que eu vi o Jamaicano é um pouco melhor...
    Obriagda

    ResponderExcluir
  91. Gabriela,

    Eles aceitam os dois. Eu sempre prefiro dólares americanos pq o que sobrar posso guardar sem problemas, não perco na segunda troca.

    E gosto muito de usar cartão de débito internacional pré-pago que você carrega com a moeda que preferir. Super prático.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  92. Ola Claudia, maravilhoso quero conhecer ,tua viagem foi por pacote ? gostaria de informações.. obrigada

    ResponderExcluir
  93. Thais,

    Nunca viajo com pacotes. Preparar a viagem faz parte da viagem. Por isso, pesquiso e compro tudo por conta própria, da passagem aos passeios. Faça isso. É muito mais divertido, você sabe onde e com quem reclamar no caso de haver algum problema, a viagem passa a ter muito mais sua cara e é mais barato.



    ResponderExcluir
  94. Ola Claudia. Estou indo pra jamaica agora em Maio para minha lua de mel e gostaria de saber como você fez para se locomover até todos estes locais. Vou ficar hospedada em Montego Bay, Negril e Ocho Rios. Você alugou carro ou usou taxi.

    Adorei seu post muito bem explicado bem legal mesmo.

    ResponderExcluir
  95. Oi Mayara,

    Dá uma lida nesse post: http://www.viajarpelomundo.com/2013/03/jamaica-um-pais-duas-lendas.html


    PARA FAZER PASSEIOS PELA CIDADE E ARREDORES

    A empresa JUTA monopoliza os serviços de transporte no país. Os carros estão sempre à disposição nos hotéis. Eles cobram em torno de 80 dólares americanos para um dia de passeio pela cidade e 250 para sair da cidade. É caro. Mas, como a mão é inglesa fica difícil alugar carro para rodar pelo país, pois as estradas são estreitas e serpenteiam as montanhas.

    Boa viagem

    Claudia

    ResponderExcluir
  96. Oi Cláudia!!!!

    Voltamos da nossa viagem e foi tudo perfeito!!! Amamos o Sandals Royal Palantation e confesso que além de todo o serviço, achei a comida do hotel fantástica!!!! Comemos menus a lá carte todos os dias e tudo foi absolutamente delicioso!!!! Comemos lagosta e camarão todos os dias e o preparo de todos os pratos foi excelente e olha que um dos nossos programas preferidos é beber e comer bem!!!! Das suas sugestões, só não conseguimos ir a Negril, pois por estarmos somente 6 noites em Ocho Rios, achamos que ficaria muito cansativo para um bate e volta depois de dois dias inteiros de passeios e aventuras e com tanta coisa paradisíaca para curtirmos no hotel! Passeamos pelo centro de Ocho Rios, fomos a Nine Mile, Dunn's River Falls, Frenchmans Cove, Blue Lagoon, Port. Antônio e de quebra, ainda fomos a Boston, comer o autêntico Jerk onde ele nasceu!!!!
    Amamos suas dicas... Foi tudo perfeito!!!!
    Na próxima viagem para Jamaica, programamos 2 noites em Negril!!!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  97. Dil,

    Obrigada pelo retorno. Que bacana. Fico feliz que tenham gostado. Adoro receber comentários contando como foi uma viagem, especialmente se contribuí positivamente.

    Muito legal.

    Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  98. Olá Claudia!
    Estou planejando uma viagem de 6 noites na Jamaica em abril. Fiquei com duvidas pois estamos indo com crianças de 6, 8 e 10 anos. O que vc acha? Eles conseguem fazer os passeios, principalmente da cachoeira? E o Sandals plantation aceita crianças? não consegui achar esta informação no site deles. Obrigada!

    ResponderExcluir
  99. A subida da cachoeira eles provavelmente não poderão fazer, mas para crianças há várias opções de lugares e passeios interessantes. Dá até para nadar com os golfinhos num parque bem pertinho da Dun's River Fall.

    Quanto a receber crianças o Royal Plantation provavelmente não será o melhor hotel. Porém, bem ao lado, praticamente colado fica o Sandals Grande Riviera que e ótimo para crianças e muito bom. Praia deliciosa para crianças.

    Aproveitem!!!

    ResponderExcluir
  100. Ola Claudia,

    Parabéns pelo blog! Amo viajar e me identifiquei com seu estilo. Procurei pela Jamaica na internet e ainda bem que te achei rs

    Vc ficou no hotel do grupo Sandals certo? Mesmo com a quantidade de passeios que fez foi valido ficar em um all inclusive?

    Estou indo com meu marido, chegaremos por Montego Bay e iremos a Negril e depois iremos a Ocho Rios voltaremos por Kingston e minhas duvidas são quanto a Ocho Rios...

    Pretendemos ficar em algum all inclusive pelo menos uma noite para descansar, ao mesmo tempo gostamos muito de aproveitar o dia e explorar a região, não temos problemas para alugar carro na mão inglesa a unica preocupação quanto ao carro é se existe lugares seguros para estacionar ao redor das praias e cachoeiras? Outra duvida seria, tenho que tomar cuidado com qual all inclusive escolher? Porque siceramente não estou interessada em ver mulheres peladas nos hoteis rs... já escutei comentarios do tipo sobre a Jamaica...

    Um beijo

    ResponderExcluir
  101. Oi Fernanda,

    Fiquei no Sandals sim. Nada de gente pelada. Super tranquilo. Mas, na Jamaica há hotéis hedonistas que não fazem meu estilo também. Eles são all inclusive e tem vários padrões dentro da rede. Alguns mais populares e outros mais luxuosos e exclusivos. Dá uma olhada no Royal Plantation.

    Para alugar carro é tranquilo. Há sempre onde estacionar e são poucas as estradas no país, então é fácil.

    Boa viagem.





    ResponderExcluir
  102. Cláudia, primeiramente te parabenizo pelas fotos e palavras, tudo muito bom! E que lugar mais lindo! Um sonho!
    Bom, tenho 17 anos, e pretendo conhecer o lugar quando completar 18. Tu achas seguro viajar sozinha? Ou talvez vou com os amigos, mas à princípio é sozinha, nada fechado com ninguém ainda.
    Tenho dúvida, entre Jamaica, Cancún e Ibiza, o que tu me aconselhas?
    E em relação à programação da viajem, conforme lido nos comentários anteriores, tu falaste que não fez pacote, contratou os serviços por conta própria. Concordo contigo, porém o benefício de fazer pacote com agências é a facilidade, te entregam tudo escolhido conforme o desejo, prontinho e só assinar, pagar é claro, e viajar! Agora as vantagens de contratar por conta é que podes escolher tudo do seu jeito, como tu falaste, a viajem se torna muito melhor, porém acho que dá mais dor de cabeça, principalmente pra quem não tem muito tempo, como eu que trabalho o dia inteiro e estudo à noite, fica mais complicado ainda. Gostaria de saber como tu administrou as escolhas, como reserva em hotel, passagem aérea, que como foi compreendido foi para Miami, reservas, ingressos ou passaportes de passeios, e etc... E em quais sites, telefones ou endereços, tu fizeste isso?
    Gostaria de saber também se é fácil a comunicação com o povo de lá, se são receptivos e tudo mais.
    Bom, à princípio é isso. Qualquer outra dúvida, eu volto!
    Fico no aguardo da sua ajuda!
    Obrigada desde já!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  103. Oi Dúnia,

    Acho a Jamaica o país menos indicado para uma mulher sozinha na tua idade. Cancun é bem festiva e Ibiza também festiva e eu diria que dos três destinos é o mais seguro para uma menina sozinha.

    Eu realmente odeio pacotes e viagens feitas por agências de turismo. E não é pelo tempo que leva para programar, não. Trabalho bastante. Tenho uma vida bem atribulada. É pela filosofia mesmo. Preparar uma viagem já é parte da viagem. Nunca viajo sem saber exatamente onde vou, o que vou encontrar em termos de cultura e pesquiso sobre a história do lugar.

    Imagino que pacotes e excursões sejam legais para pessoas que viajam sozinhas e ainda não tem muita bagagem de viagens. É só uma questão de estilo e tarimba.

    O que vale é viajar! O modo é detalhe. Rs.

    Aproveite a viagem.

    ResponderExcluir
  104. Oi Cláudia!!!!
    Amei tudo que postou, estou apaixonada!
    Estarei indo em Maio com meu namorado e mais um casal, e os seus comentários foram os melhores.
    Ficaremos me Montego Bay, no hotel Grand Palladium, não sei se já ouviu falar.
    Estamos em dúvidas em relação a passeios, pois pensamos em fechar alguns passeios por agência de viagem, mas não sei se vale a pena, oq acha?
    Digo em relação de preços e forma de pagamento.
    Fizemos uma cotação de um passeio com os golfinhos a 285 dólares.
    Fora isso, teremos um carro disponível, mas estamos inseguros em relação ao mapa, de se perder, quando formos para Ocho Rios e Negril.
    Você acha seguro e sinalizado?
    As fotos estão lindas, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  105. Aline,

    Os passeios costumam custar ao redor de 250,00 com a empresa JUTA (que é um monopólio nos hotéis) por dia.

    Dirigir na jamaica é fácil pois tem apenas uma estrada que circunda o país e algumas outras menores que cortam o país de leste à oeste. Super fácil e não achei inseguro. Mas, contratei um motorista para dirigir pra mim.

    Espero que curtam a Jamaica tanto quanto eu curti. Amei o azul dessa ilha.

    Boa viagem.

    Claudia

    ResponderExcluir
  106. Olá Claudia,
    Que postagem sensacional! Ja fiquei apaixonada pela Jamaica, quero ir no mês de abril com meu namorado. Para fazer uma viagem dessa por onde devo comecar? Vc fechou pacote com alguma empresa de turismo? Pode me indicar alguma?

    ResponderExcluir
  107. Oi Marisa,

    Jamaica é incrível. Um país maravilhoso.

    Indicar agência vou ficar te devendo. Não uso agências de turismo. Faço tudo sozinha pela internet. Os passeios contratei lá mesmo no hotel. O país é tranquilo. É uma viagem fácil.

    Se precisar alguma ajuda me fala.

    Bj e boa viagem.

    ResponderExcluir
  108. Olá Claudia,


    Esse final de ano pretendo usar minhas férias para curtir boas aventuras e aproveitar para estudar/aperfeiçoar o inglês. Você viu algum curso de inglês ou algo do tipo por lá? Sei que a Jamaica não é conhecida por isso, mas quero muito conhecer a ilha e não queria ter que viajar para outro país para estudar Inglês.

    Ah, caso você tenha indicação de um país com aventuras, paisagens tão deslumbrantes e preços tão acessíveis e que tenham cursos de aperfeiçoamento avançado em Inglês, deixa aqui, ok?

    Beijos,

    Att,

    LED

    ResponderExcluir
  109. Dudu,

    Procure uma empresa de intercâmbio para obter essas informações. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  110. Parabéns, Claudia, seu blog é genial. Pretendo ir à Jamaica no início do ano que vem e você me ajudou bastante, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  111. Cláudia, adorei tua postagem. Sou muito fã do Bob Marley, adoro praias, reggae. Infelizmente não tenho amigos interessados em conhecer o lugar e provavelmente terei que ir só. Será minha primeira viagem internacional e acontecerá em dezembro, já fiz cotação em agência de viagem (terei que usar, pois como não tenho experiência me sentirei mais segura).
    O que você poderia dizer sobre as pessoas da Jamaica? São receptivos, falam inglês? Pretendo ficar em Ocho Rios, como você considera a infraestrutura? Muito reggae tocando ou seria oura utopia?
    Aconselha conhecer Kingston?
    Também sou vegetariana, como é a comida por lá?
    Obrigada pela atenção! Estou muito perto de realizar um sonho, e nãoo conheço ninguém que teria se aventurado pela bela Jamaica (tuas fotos comprovam!)
    Mara

    ResponderExcluir
  112. Mara,

    Dá uma lida nos textos para você ficar mais segura. Tem muitas informações que podem te ajudar. As pessoas são amáveis, falam inglês, Ocho Rios tem muita infra-estrututra turística, tem reggae tocando por todo lado principalmente em Kingstone, mas a cidade é um pouco perigosa e não tem muita graça. A comida é bem ruim.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  113. Olá Claudia!

    Você poderia me dizer como funciona o dinheiro na Jamaica? Devo obrigatoriamente levar dólar Jamaicano ou Dólar americano já é de grande valia?

    Não faço ideia onde posso comprar dólar jamaicano. Vou para a Jamaica em Janeiro/2016.

    Seu post foi otimo para o meu maior entendimento sobre o país.

    ResponderExcluir
  114. Oi Musica,

    Você já leu esse texto? http://www.viajarpelomundo.com/2013/03/jamaica-um-pais-duas-lendas.html

    Lá eu falo sobre o dolor jamaicano. Ele é o dinheiro oficial mas, o dólar americano é usado normalmente em todos os lugares.

    Se quiser trocar dinheiro no país, os hotéis sempre trocam e os bancos também.

    É fácil.

    ResponderExcluir
  115. Olá Claudia!
    Ótimo seu post!
    Eu e meu namorado temos o sonho de ir para a Jamaica na nossa lua de mel!
    Tem ideia do mínimo de dinheiro que preciso para fazer uma viagem dessas?!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  116. Olá Claudia!
    Eu e meu namorado temos o sonho de passar a nossa lua de mel na Jamaica! Tem ideia de quanto precisamos para fazer uma viagem dessa?!
    Obrigada e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  117. Oi Taci,

    É muito difícil falar sobre valores. Cada um faz um tipo de viagem conforme seu orçamento. Alguns programam gastos de 100 dólares por dia outros de mil dólares, por exemplo. Então, não tenho como te ajudar. Sinto muito.

    ResponderExcluir
  118. Olá Cláudia...
    Parabéns pelo post, muito difícil encontrar informações sobre a Jamaica. Estou indo para lá em Janeiro com meu marido e filhos... Gostaria de saber se lá existem lojas de marcas famosas e outlets com bons preços? Gosto muito de utilizar o Visa Money Travel, será que lá é bem aceito?
    Obrigada...
    Um beijo

    ResponderExcluir
  119. Bela,

    Eu uso VTM em todos os lugares onde vou. Mas, sinceramente, nem pensei em lojas na Jamaica. Rs. Não viajo com essa intenção. Então, vou ficar te devendo essa.

    Boa viagem

    Bj

    ResponderExcluir
  120. Olá Cláudia, adorei o blog estarei na Jamaica agora em novembro de 2015. Fiquei animada com as fotos , opções e dicas que você postou. Até logo Abraços Sandra Lucia

    ResponderExcluir
  121. Sandra,

    A Jamaica é linda. Você vai amar!

    Ótima viagem.

    ResponderExcluir
  122. Que demais esse blog!

    Estou planejando meu roteiro para janeiro/2017 e posso tirar como base o seu roteiro, pois está super completo.

    A minha única dúvida ainda é da rota, pq quero ir para NY...
    Não sei se faço primeiro Brasil x NY x Jamaica x Brasil ou Brasil x Jamaica x NY x Brasil! kkkk!

    Ôh dúvida cruel!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  123. Renata,

    Se você quiser fazer compras em NY, o ideal é começar pela Jamaica, onde nãoterá o que comprar e terminar com a mala cheia em NY. Caso vc não seja muito consumista, então ... tanto faz. Rs.

    Beijos e ótima viagem.

    Claudia

    ResponderExcluir
  124. Oi Claudia, amei seu post. Foi o mais completo que encontrei sobre a Jamaica até agora (e o mais positivo). Como você fez todos esses tours? Não alugou carro não, né? Foi com um motorista? Estou indo pra lá sábado, vamos ficar 2 dias em Negril e 2 em Ocho Rios, alugamos um carro (cancelável), mas queria saber qual melhor jeito de conhecer, principalmente, essa parte de Port Antonio/Frenchman's Cove/Blue Lagoon. Outra coisa: quando foram a Blue Lagoon nadar, onde deixaram as coisas ? É seguro? Muuuuito obrigada! Está tão perto da viagem mas ainda mega indecisa com o carro.

    Também tenho um blog. É o lalarebelo.com
    O seu blog é maraaa!! Beijos e obrigada, Lala

    ResponderExcluir
  125. Oi Lala,

    Eu fiz os tours com as vans da JUTA, que são um monopólio na Jamaica. Dentro das cidades o valor das diárias é ao redor de 100 dólares por dia e para circular pelo país (que é bem pequeno) ao redor de 250 dólares por dia. Dá para dirigir na boa. Eu estava sozinha com dois adolescentes e preferi não ter que me preocupar com a direção. Em Blue Lagoon ficou tudo no carro com o motorista enquanto circulavamos por lá. O país está cada dia mais seguro. É como o Brasil no momento. Já foi perigoso. Isso mudou e melhorou. Se precisar me manda teu telefone via Instagram direct que te ligo.

    Beijo e ótima viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela resposta! To achando que o melhor vai ser ficar com o carro mesmo... E é facil "achar" a blue lagoon? Tenho visto uns tours que passam por ela, mas esta diferente nas fotos hehehe parece um laguinho pequeno!! Sera pegadinha?? Só falta ir ate a jamaica e ir a uma fake blue lagoon hehehe. Mesma pergunta pra frenchmans cove! Outra pergunta (ultima juro) essa praia james bond é privada do goldeneye hotel ou pode ir? Quem nao esta hospedado la? (E nao estaremos no Sandals, assim q estamos "soltos")! Obrigada maia uma vez!

      Excluir
  126. Ola, estou indo para uma trip no caribe agora em marco, ficarei por 45 dias e alguns dias na Jamaica, me baseei em seu post, e resolvi ficar mais tempo em Ocho Rios, também ficarei em Negril pois parto para Cuba do aeroporto de Montego Bay, ótimas dicas, muito obrigado.
    Marcus Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus,

      Desejo uma excelente viagem. O Caribe é tudo de bom!!!!

      Excluir
  127. Olá Claudia! Obrigada pelas dicas maravilhosas. Me ajudaram muito!
    Estou indo com meu noivo em junho e ficaremos 10 dias.
    É facil alugar carro lá? É caro? Ou vale mais a pena utilizar taxis ou serviços particulares de traslados e passeios?
    Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fácil alugar carro e como o país é pequeno é fácil para se localizar. Mas, o país tem carros de mão inglesa. Caso prefira optar por carro com motorista, eles tem carros da empresa JUTA por todo canto. Deslocamentos não são um problema na Jamaica.

      Boa viagem.

      Excluir
  128. Oi Claudia!
    Pois é...
    Mudanças de planos!
    Meu visto americano foi negado, logo, irei diretamente para Jamaica! Rs.

    O ruim é que sem o visto americano, terei que pagar mais caro na passagem, pois vou comprar um voo irá fazer conexão no Panamá!

    Já reservei um hostel em Ochos, conforme as suas dicas aqui no blog!

    Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  129. Bom dia!!! Fotos lindas. Em quantos dias fez esse roteiro pela Jamaica?

    ResponderExcluir
  130. Bom dia Claudia, tudo bem?

    Meu nome é Renata.

    Adorei seu post, tenho muita vontade de ir pra Jamaica e vi que é um post antigo. Tenho algumas dúvidas: Quantos dias de viagem são suficiente para descansar e conhecer os lugares que voce comentou? Voce sabe me dizer uma média de gasto total que voce teve incluindo os passeios, passagem, hotel, etc? Novembro é uma data ruim? Muito obrigada! :) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,

      Uma semana é o ideal para conhecer a Jamaica.
      Quanto ao valor gasto, isso é muito relativo, depende do tipo de hotel que você escolher, do tipo de restaurante, do modo como optar pelos passeios (grupo ou individual). Difícil dizer. Cada pessoa tem seu estilo e padrão de viagem. Novembro é um bom mês.
      Boa viagem!

      Excluir
  131. UAU!Parabéns pelas fotos, maravilhosas!
    Não sabia que a Jamaica era tão linda, lindíssima, aliás!!! Quero conhecer!

    ResponderExcluir
  132. Olá Claudia, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo blog, muito bom!!
    Vou para Jamaica agora em Agosto para ficar 1 semana.. Vou sozinha, vc tem alguma dica ou sugestão por questões de segurança? Achou muito perigoso lá?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  133. olá,Claudia
    gostei muito dos seus posts,foi o melhor que encontrei,os demais são muito superficiais.
    você disse que fez a programação da viagem toda por conta on line,também prefiro assim,mas to achando muito caro comprar passagens separadas dos hotéis.
    quanto aos dólares,por que as atrações não são cobradas em dólares jamaicanos?nada é nesta moeda?
    pretendo ir em outubro por uma semana,mas to achando tudo beemmm caro com essa história de tudo ser em dólar.
    obrigada pela ajuda!
    Tati

    ResponderExcluir
  134. Oi Claudia
    gostei muito dos seus posts.
    Estou na duvida de onde ir na minha lua de mel. Vou em outubro, estamos decidindo entre Jamaica ou Aruba. Será uma semana.
    obrigada
    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi,

      Essa é uma escolha muito pessoal. Eu diria apenas que Jamaica é mais roots e Aruba mais americanizada. Tudo depende do seu estilo.

      Boa sorte na escolha. O que vale mais é a boa companhia e isso você já tem.

      Bj

      Excluir
  135. Olá Claudia.

    Amei seu post e estou amando seu blog. Cheguei agora, mas já virei fã.
    Eu estou programando minha lua de mel para julho do ano que vem, e eu quero algo que seja realmente diferente, e também estou na busca pelo mar perfeito. A grana não vai dar para ir às Maldivas ou Tailândia, mas você, que já viajou bastante, poderia me dizer na América Central (mar do caribe) qual o mar mais belo e de águas transparentes que você já conheceu?
    Fiquei com medo, pois li uma avaliação no TripAdvisor em que uma pessoa disse que a Jamaica, no geral, possuía as águas menos transparentes do mar do caribe. É verdade? Essa pessoa fez tal comentário na avaliação de um hotel em Negril.

    Um grande beijo, e muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi,

      Achei a Jamaica um escândalo de linda. Basta ver as fotos. No entanto, qualquer mar está sujeito a mudanças conforme as condições climáticas. Gosto muito da República Dominicana, Punta Cana tem um mar lindo e os hotéis tem bom custo-benefício. Além disso tem as ilhas outras ilhas do Caribe como Aruba, Anguila, Santa Lucia, San Barth, San Martin, Turks and Caicos. Olha fotos de tudo na internet antes de decidir.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Beleza, Claudia.
      Muito obrigada!! Vou pesquisar mais um tanto antes de decidir. Hehehe.

      Beijos, e parabéns novamente.

      Excluir
  136. Muito Obrigada Claudia!!!
    adorei você e sua disponibilidade m nos ajudar!
    bjs
    Gabi

    ResponderExcluir
  137. Olá, Claudia!! Amei seu post, dicas ótimas!! Irei em Outubro com meu esposo pra Jamaica, ficaremos 12 dias e faremos o msmo trajeto que vc, exceto que partiremos de Montego Bay ao inves de Kingston, iremos pra Ocho Rios, Port Antonio e Negril. Qtos dias vc nos sugere ficar em cada lugar? E nos sugere fazer qual ordem dos lugares? Vc acha necessário alugar carro para todos os dias? Dabe se existe aluguel de moto? Bjs, Obrigada, Ane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise,

      Você precisa de ajuda para montar o roteiro ou já está com isso pronto. Se precisar podemos nos falar por e-mail que te oriento.

      bj

      Excluir
  138. Olá, Claudia!! Amei seu post, dicas ótimas!! Irei em Outubro com meu esposo pra Jamaica, ficaremos 12 dias e faremos o msmo trajeto que vc, exceto que partiremos de Montego Bay ao inves de Kingston, iremos pra Ocho Rios, Port Antonio e Negril. Qtos dias vc nos sugere ficar em cada lugar? E nos sugere fazer qual ordem dos lugares? Vc acha necessário alugar carro para todos os dias? Existe aluguel de moto? Bjs, Obrigada, Ane

    ResponderExcluir
  139. OI CLAUDIA!
    ESTAMOS QUERENDO IR A JAMAICA EM SETEMBRO COM NOSSA FILHA DE 3 ANOS, ESCOLHEMOS UM HOTEL EM MONTEGO BAY, VC NÃO FALA MUITO SOBRE ESSA PRAIA, QUEREMOS MUITO DESCANSAR, VC LEMBRA SE O MAR É CALMO, AZUL E BONITO? PORQUE SE NÃO FOR, VOU MUDAR DE LUGAR! OBRIGADA

    ResponderExcluir
  140. OI CLAUDIA!
    ESTAMOS QUERENDO IR A JAMAICA EM SETEMBRO COM NOSSA FILHA DE 3 ANOS, ESCOLHEMOS UM HOTEL EM MONTEGO BAY, VC NÃO FALA MUITO SOBRE ESSA PRAIA, QUEREMOS MUITO DESCANSAR, VC LEMBRA SE O MAR É CALMO, AZUL E BONITO? PORQUE SE NÃO FOR, VOU MUDAR DE LUGAR! OBRIGADA

    ResponderExcluir
  141. Juliana,

    Montego Bay é o lugar mais caído da Jamaica. Ocho Rios e Negril são mais interessantes. Mas, há excelentes hotéis com praias privativas em Montego Bay. Se você ficar num deles é ótimo. Eu particularmente, prefiro as outras duas regiões. Mais tranquilas, mais bonitas e também com ótimos hotéis.

    Boa viagem

    ResponderExcluir
  142. Ola só me tira uma dúvida estou em deciso entre cancun e jamaica qual vc iria???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do que você quer. Cancun é mais festiva. Jamaica é peculiar. As duas tem praias belíssimas.
      Eu sou mais Jamaica.
      Se possível, conheça as duas para tirar as dúvidas. Rs

      Excluir
  143. Olá bom dia me tira uma duvida nao sei se vou para cancun ou jamaica qual vc me recomendaria

    ResponderExcluir
  144. Na minha opinião depende do que você procura. Cancun é mais turístico, o mar é o ponto forte, tem passeios para todos os gostos mergulho e o nado com golfinhos são demais, se procura balada também vai encontrar... Já a Jamaica é um lugar mais natureza, o mar também é o ponto forte, mas as cachoeiras e o blue hole são demais, a blue lagoon é imperdível mas é longe.... Em ambos os lugares fiquei em bons hotéis all inclusive... Depende muito o que você procura e com quem vai viajar.... Eu fui com meu marido, meus dois filhos e casais de amigos com filhos pequenos para os dois lugares...

    ResponderExcluir
  145. Olá Claudia boa tarde, tudo bom!
    Achei você pesquisando sobre lugares para passar a lua de mel e como eu queria um lugar diferente eu não queria um lugar que todos os casais vão passar a lua de mel tipo Punta Cana, Cancún, Havaí, procurava um lugar lindo e diferente e achei a sua página no Google. Adorei seu roteiro parabéns muito explicadinho é perfeito, só estou com medo da comida Rs.
    Gostaria que por gentileza você me esclarecesse algumas dúvidas por exemplo: quanto mais ou menos você gastou de aluguel de carro para ir para todas essas praias?
    A sua visita a essas praias você fez todo esse roteiro em quantos dias?
    Eu queria saber também se é possível fazer esse mesmo roteiro que você e voltar para o hotel por exemplo eu estou pensando em ficar em algum hotel em ocho rios (se você tiver algum hotel bom com preço legal para mim indicar seria ótimo)pensei em ficar em ocho rios porque achei lindo e tranquilo mas eu queria conhecer esses lugares que você citou, mais queria me hospedar em apenas 1 hotel, então queria fazer alguns dos passeios e no fim da tarde voltar ao hotel em ocho rios, é possível isso compensa ou não o que você me auxilia?
    desculpas pelo bombardeio de perguntas, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valquíria,

      Fiquei uma semana na Jamaica. Fiquei dois dias em Kingstone e 5 em Ocho Rios e me locomovi de van da empresa Juta com motorista. Colo aqui o trecho do texto que fala sobre valores: "A empresa JUTA tem vans em todos os hotéis para conduzir os visitantes de um lado para outro. É caro. Mas, é a melhor opção já que a mão é inglesa e as estradas são bem estreitas. A diária de uma van sai por 250 dólares americanos. "

      Se precisar de mais alguma ajuda, me fala.

      Bjs

      Excluir
    2. A praia para nadar com golfinhos é linda? De águas azuis cristalinas? Vc acha um bom lugar para uma lua de mel?

      Excluir
  146. Claudia adorei seu post... irei para a Jamaica em outubro, vamos ficar 3 dias em cada local, Montego Bay, Negril e Ocho Rios, mas vamos alugar carro, quanto voce recomendar levar de dinheiro? em Montego Bay escolhemos ficar no resort Decameron, voce conheceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar sobre valores é difícil. Cada pessoa viaja com determinado orçamento.

      Excluir
  147. Oi Claudia, tudo bem? Muito lindo seu post, fiquei ainda mais encantada com a Jamaica. Penso em ir viajar pra la faz um tempo já e agora quero começar a planejar. Voce pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso em ir março do ano que vem, ainda não sei se sozinha ou com alguns amigos.. Queria ficar pelo menos oito dias. Como posso começar a montar o roteiro? Tenho 6 mil guardado pra essa viagem, voce acha o suficiente? Minha intenção é conhecer os lugares e aproveitar cada momento, nada de compras hahah

      Excluir
    2. Izabela,

      Uma semana, oito dias é um bom tempo para conhecer a Jamaica. Jamaica não precisa de roteiros complicados. É uma ilha pequenina e fácil.

      Escolha um hotel num ponto central, em Ocho Rios ou Montego Bay e dali você vai se movimentar para conhecer as praias nos arredores que vão estar a no máximo 2 horas de distância.

      Quanto gastar é muito relativo. Cada um faz a sua viagem. Dentro do que tem disponível.

      Pesquise hotéis na internet. Faça uma busca no google.

      Nem se preocupe com compras, na Jamaica não tem muita coisa que encha os olhos. rs

      Boa viagem.

      bj

      Excluir
  148. Claudia,
    Boa tarde! Tudo bem?

    Estava pesquisando sobre a Jamaica e vi seu post, fiquei mais encantada.
    Você poderia me ajudar a montar um roteiro de 5 dias?
    Poderia gastar uns 5/6 mil com tudo incluso, modo econômico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma,

      O que você precisa? Quer que eu monte um roteiro pra você?

      Excluir
  149. Oi Cláudia, tudo bem?
    Gostei muito do seu blog, parabéns!
    Estou pesquisando opções para ano novo com férias na sequência.. Pensei em ir pra Jamaica, vc recomenda?
    Sou solteira, vou com uma amiga...vc acha q é o tipo de passeio q se enquadra para solteiros tbm?
    Viajo bastante, mas não conheço nada do caribe.. Ano passado fomos para a Europa e esse ano queremos calor ��

    Agradeço a atenção
    Abs
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,

      A Jamaica é muito festiva e animada. Para solteiros é bacana, sim. Na região de Ocho Rios e Negril me senti muito segura. Já, na capital Kingston não diria o mesmo.

      bj

      Excluir
  150. Oi Cláudia, parabéns pelo blog, amei todos os detalhes.É essencial para quem procura informações antes de ir. Ainda estou na dúvida sobre o que seria mais em conta (custo x beneficio) se alugar um carro ou ficar de Van como vc fez.Estou indo só eu e meu marido por 1 semana em dezembro. É fácil de se localizar, encontrar os pontos turisticos? Obrigada! Leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia,

      O problema do carro é que a mão é inglesa. Se você dirige sem dificuldade em mão inglesa está tudo certo e fica mais em conta. Se localizar na ilha é muito fácil. Tem praticamente uma estrada só por onde você vai desde Port Antonio até Negril. Caso fique insegura contrate uma van.

      Beijo

      Excluir
  151. Olá, posso me apoderar desse seu roteiro?!
    Meu sonho é ir no Ricks, mas ao longo das pesquisas fui vendo que há outros lugares tão lindos quanto. Mas uma dúvida, qual período do ano você foi? Pegou tempo bom na maioria da estadia?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  152. A praia para nadar com golfinhos é linda? De águas azuis cristalinas? Vc acha um bom lugar para uma lua de mel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valquiria,

      A Jamaica é um destino muito bacana para lua de mel.

      Recomendo sim.

      bj

      Excluir
  153. OI CLAUDIA, ANTES DE TUDO SUPER PARABENS PELO BLOG, DICAS OTIMAS. ESTOU INDO PARA JAMAICA APENAS 4 NOITES, INICIO DE NOVEMBRO, DUVIDA SE VALE A PENA COM TAO POUCOS DIAS, PODE ME AJUDAR? FJMJ80@HOTMIAL.COM BJS E OBRIGADO DESDE JA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, sim. O país é bem pequeno. Vá direto para a região das praias. Nem perca tempo com Kingston. Dois dias para conhecer Ocho Rios e arredores e outros dois para Negril e arredores.

      Excluir
  154. Oi Claudia, estou "quebrando" a cabeça pra decidir onde é melhor ficar mais dias e minha principal dúvida é com relação aos passeios pois vi que tudo é meio distante. Os passeios que vc cita em Frenchman's Cove; Port Antonio e Blue Lagoon foram feito em um só dia? Será que vale a pena ficar em Port Antonio pra conhecer e aproveitar esses lugares sem pressa? Tenho 10 dias pra dividir entre Ocho Rio e Negril e talvez Port Antonio...
    Obrigada
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dez dias é bastante tempo. Dá para conhecer o país todo com calma.

      Faça duas bases: uma em Ocho Rios e outra em Negril. Divida seu tempo nessas duas praias e circule pelos arredores. Circulei num dia Frenchman's Cove e Blue Lagoon. POrt Antonio não tem muita coisa que interesse. Tem bons hotéis nessa região. Mas, Frenchman's Cove é uma praia privativa. Não tem hotel lá. É preciso pagar uma entrada para passar o dia. Já Blue Lagoon, você entra faz um passeio e vai embora. As duas são bem próximas. Acho mais legal ficar num bom hotel em Ocho Rios com praias maravilhosas.
      Faz uma base em Ocho Rios e outra em Negril. Essa é a melhor opção.

      Beijo

      Excluir
  155. Oi Claudia, adorei o seu blog. Estava planejando viajar no final do ano para algum lugar do Caribe e depois de ver seu blog estou certa que quero ir pra Jamaica!!! hahaha que lugar incrível.

    Mas fiquei na dúvida em que lugares se hospedar. Os melhores lugares para conhecer são Negril, Montego Bay, Osho Rios e Port Antonio não é? Tinha pensado em me hospedar por 5 noites em Montego Bay, e de lá ir para Negril, e mais 5 noites em Osho Rios, e de lá ir para Port Antonio. Ou voce indica outra coisa?

    10 dias você acha muito? Ou ta bom?

    E em relação a preços dos passeios? Tem uma média mais ou menos de quanto eu gastaria? Considerando que faria praticamente todos esses que voce foi.

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Eduarda,

      Negril é fantástico. Montego Bay é caído (a menos que fique num super hotel). Ocho Rios é ótimo. Port Antonio é muito ao sul. Melhor ficar 5 dias em Negril e de lá ir a Montego Bay e outros 5 dias em Ocho Rios e de lá ir até Frenchman's Cove e Blue Lagoon. Dez dias é para curtir tudo com calma. Fiquei uma semana e foi legal. Mas, se tivesse mais tempo teria adorado!!!!

      Não tenho registro dos valores. Não vou me lembrar para te falar. Mas, considere ficar num bom hotel com as refeições incluídas já que a comida não é o forte da ilha. Alugar carro é boa pedida, apesar da mão inglesa.

      Beijo

      Excluir
  156. ADOREI O BLOG.EM JANEIRO VOU EM CRUZEIRO PARA O CARIBE E VAMOS FAZER UMA PARADA DE 08:00 AS 18:00 HS EM OCHO RIOS.O QUE DÁ PAR FAZER NESSE TEMPO?

    ResponderExcluir
  157. Olá!

    Acabei de conhecer o blog e adorei essa matéria sobre a Jamaica. Me casarei em abril/2017 e estou pesquisando alguns lugares...

    Ainda não sei como é o clima no país em abril, vou pesquisar mais. Mas, poderia me tirar uma dúvida? Na Jamaica usa-se mais o dólar americano ou jamaicano? Pois, pelo que vi, o dólar jamaicano é bem barato, cerca de 0,02 centavos para nós em Real, não é isso? Se for, não entendi o porque seria um destino caro... Se puder me ajudar com essa dúvida, agradeço muito!!!

    E parabéns pelo blog, tudo muito bem explicado e com belas fotos. Ajuda muito quem está pesquisando!

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana,

      Você já olhou os preços dos hotéis? Um destino caro é aquele que tem hotéis caros, aluguel de carro com preço alto, assim como alimentação. O dólar americano é usado na Jamaica como a moeda oficial para os turistas.

      Beijo

      Excluir
  158. Ola...vou a Jamaica com meu namorado em Abril...ficaremos no Grand Palladium em Montego Bay! ameiiii tuas dicas dos lugares para passear.....gostaria de saber se alugarmos um carro nao fica perigoso??? pq achei caro a diaria de 250 dessa empresa de microbus....em punta cana tu comprava os passeios e estava incluido o translado...la nao tem isso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Jamaica é bem diferente da República Dominicana em termos de infra-estrutura turística.

      Alugar um carro é boa ideia. Apenas considere que a mão é inglesa.

      Boa viagem!

      Excluir
  159. Cláudia, boa tarde

    Irei em Outubro/2017 à Jamaica com meu esposo, porque é o nosso mês de férias. Estou com receio porque li que é um período de chuvas. Vc acha que vale a pena ou mudo de destino?

    Obrigada! Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  160. Olá! Seu blog é maravilhoso!

    Você acha que Jamaica é um lugar seguro para viajar sozinha?
    E qual a melhor época do ano pra ir?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  161. Gostaria de saber se o hotel, restaurantes e passeios são com o dólar americano ou o jamaicano. Obrigada

    ResponderExcluir
  162. Muito bom o seu post! Tirou várias dúvidas da cabeça, ainda preencheu com muito mais informações que realmente eu não encontrei em outros lugares. Obrigada!

    ResponderExcluir
  163. Oi Cláudia! Parabéns pelo roteiro e Obrigada por compartilhar!
    Vou em Julho para Jamaica com marido e filho de 2 anos. Vc tem alguma dica especial para crianças? Passeios não recomendados ou super recomendados? E quanto a comida? Meu filho come de td mas fiquei receosa. Mto Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia,

      As praias são especiais para crianças. Esse é o ponto alto para os pequenos. Mas, dependendo da idade dele subir a cachoeira Dunn's River Falls pode ser legal assim como ir ao Dolphin Cove. A comida não é das melhores. É básica.
      Beijo e ótima viagem

      Excluir
  164. Oi Claudia! Amando o blog! Vou para a Jamaica com meu marido no mês que vem. Quantos dólares por dia vc acha que devemos levar? Eu sempre faço a conta de 100 dólares por dia por pessoa. Vc acha que eh suficiente? Isso sem contar a hospedagem que já está paga. Seria mais para refeições e passeios mesmo. No total iremos ficar 13 dias, sendo 4 em Negril, 5 em Ocho Rios, 2 em Port Antonio e 2 em Montego Bay. Obrigada pela ajuda! Bjos Laura

    ResponderExcluir
  165. Oi Claudia! Amando o blog! Vou para a Jamaica com o meu marido no mês que vem. No total iremos ficar 13 dias, sendo 4 em Negril, 5 em Ocho Rios, 2 em Port Antonio e 2 em Montego Bay.
    Quantos dolares por dia vc acha que devemos levar? Eu sempre faço a conta de 100 dolarea por dia por pessoa. Vc acha que eh suficiente? Isso sem contar os hoteis que já estão pagos. Seria mais para refeições e passeios mesmo.
    Obrigada pela ajuda!! Bjos

    ResponderExcluir
  166. oi Claudia, salvei sua página como favorito, será meu guia.
    estou indo sozinha, dos EUA. o valor de 250 dólares para transporte é por pessoa? não existe outra opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane,

      Existem passeios em grupo com valor mais baixo. Se você vai sozinha imagino que seja até mais seguro andar com um grupo. Os hotéis oferecem facilmente esse serviço.
      Bj e boa viagem.

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada!