ROTEIRO NA TERRA DO VENTO CEARÁ, PIAUÍ, MARANHÃO


Vento, sol e mar formam a energia vital que sopra pelas curvas do nordeste do Brasil revelando a alma do Ceará, Piauí e Maranhão. Um cantinho do nosso país cheio de poesia, que vive de modo descomplicado, sem pressa, repleto de liberdade e com muito encantamento. Para mergulhar numa viagem em ritmo slow travel de 30 dias pela Terra do Vento, indo de Jericoacoara a São Luís do Maranhão busquei ajuda com o time de curadoria do e-group, especialista em proporcionar experiências memoráveis conciliando hotéis e esportes com bem-estar e conforto sob a filosofia de “essential experience”.

Piquenique na Vila Kalango. 

"Essencial experience" é um conjunto de sensações e percepções que tem o poder de eternizar momentos. É tudo aquilo que preenche a alma e faz o "ser" se sobrepor ao "ter".

Compartilho abaixo meu roteiro desenhado pelo e-group um selo que reúne em seu portfolio hotéis e pousadas com valores atrelados aos pilares de sustentabilidade, conexão com o ambiente nativo, charme, vida pé na areia, mar e vento. Eles são especializados em esportes como kitesurfe, windsurfe e stand up paddle garantindo experiências para todos os níveis de praticantes - do iniciante ao avançado – e, mesmo para os não adeptos aos esportes, mas com alma aventureira, apaixonados pela natureza e focados em bem-estar.

Abaixo nosso roteiro slow travel iniciando em Jericoacoara, subindo pelo Piauí e finalizando no Maranhão.

1. VILA KALANGO. Base perfeita para explorar o vilarejo de Jericoacoara em sintonia com o ritmo local. Uma pousada de apenas 24 acomodações, colada à Duna do Pôr do Sol, com vento constante e mar quase na porta. Um reduto de paz, natureza, luxo essencial e simplicidade. Tem o charme da cultura local visível aos olhos. Já é minha terceira experiência na Vila Kalango. Sempre volto feliz pois a equipe é atenciosa e faz com que eu me sinta em casa.

Vila Kalango.

2. RANCHO DO PEIXE. Um hotel simpático no povoado de Preá, pertinho de Jericoacoara, a "Meca Mundial do Kitesurfe". O Rancho do Peixe tem 26 bangalôs de astral sossegado, numa área bem preservada à beira-mar, com ventos constantes ao longo do ano e areia branquinha para quem quer curtir o melhor do Ceará com os pés descalços. 

Rancho do Peixe.

3. PREABEACH VILLAS. Também na praia do Preá, próximo ao Parque Nacional de Jericoacoara, o Preabeach Villas nasceu do sonho de uma família de médicos franceses que vieram para o Brasil com seus filhos para revelar um lugar secreto do mundo. Eles unem o aconchego de habitações privadas com o luxo de desfrutar os serviços de um hotel, ao mesmo tempo em que compartilham seu modo de vida à beira-mar num vilarejo repleto de paz e bons ventos. Conta com 4 villas tendo 2 suítes em cada uma delas. 

PreaBeach Villas.

4. BAÍA DAS CARAÚBAS. Com apenas 7 bangalôs construídos em madeira sobre palafitas, o Baía das Caraúbas é um camping de luxo, em frente ao mar. Fica em Camocim, no Ceará, uma das praias mais bonitas e selvagens do Brasil. É uma região perfeita para quem gosta de curtir a natureza e para os amantes de kitesurfe e windsurfe.

Baía das Caraúbas.

5. CASA SÃO JOSÉ. Localizado no centrinho histórico de Camocim, esse charmoso hotel tem inspiração colonial e é cercado por muito conforto. Fica a 10 minutos da praia e no ponto exato de onde parte a balsa que leva às trilhas que conduzem a Jericoacoara, que está a 2 horas. Conta com 4 suítes e 6 chalés em meio a um jardim tropical. 

Casa São José.

6. BGK. Já no Piauí, eis um recanto escondidinho do nordeste brasileiro. A pousada está localizada em Barra Grande, onde a natureza esbanja beleza e o vento sopra constantemente. Nessa região as variações da maré são um dos atrativos. Quando a maré baixa, a água ganha tons azulados que lembram o Caribe.

Pousada BGK.

7. CASA SANTO ANTÔNIO. Ainda no Piauí, esse charmoso hotel boutique nasceu da recuperação de um imóvel do século passado que foi tombado na cidade de Parnaíba. Tem 22 suítes com decoração elegante, além de piscina, banho turco, academia e sala de massagens.

Casa Santo Antônio.

8. ILHA DOS POLDROS. Um tremendo refúgio de paz no Maranhão, no Delta do rio Parnaíba, considerado o terceiro maior delta a mar aberto do mundo. A pousada fica a 30 minutos de lancha do Porto dos Tatus, na Ilha Grande, Piauí. Está localizada a 850 metros da praia e é cercada pela exuberância de uma natureza ainda intocada. A ilha é composta por mangues, dunas, florestas, prados e salinas. 

Ilha dos Poldros.

9. VILA ATY. Essa pousada charmosa, de apenas 10 acomodações, fica dentro do belíssimo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Atins, num vilarejo de pescadores na foz do rio Preguiça. Além do acesso fácil às lagoas, o povoado de ruas de areia vive num ritmo próprio e tem muita hospitalidade.

Vila Aty.

10. PORTAS DA AMAZÔNIA. Esse será o ponto final da viagem, na capital São Luís do Maranhão. A pousada tem 36 acomodações e está localizada no centro histórico. Guarda os traços da casa original que data de 1835 seja na fachada em estilo colonial seja no desenho do jardim interno.

Vem comigo na Rota das Emoções.

LEIA TAMBÉM 

UM TESOURO CHAMADO JERICOACOARA

OS MELHORES HOTÉIS DA ROTA CEARÁ, PIAUÍ, MARANHÃO

LENÇOIS MARANHENSES, O DESERTO DAS ÁGUAS

Booking.com

Compartilhe:

Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!