DELTA DO PARNAÍBA EM PROSA E VERSO


Numa curva do rio Parnaíba, em frente às dunas de Morro Branco, Seu Zé, um repentista do Piauí, catava marisco ao amanhecer quando passamos de barco. Fez um sinal para que nos aproximássemos e subitamente começou a cantoria exaltando sua terra, acompanhado apenas pelo som das conchas que sacudia numa cesta: “Ilha Grande é tão bonita, é gostosa de viver! Ilha Grande tem as dunas, tem as aves pra se ver e até tem os mariscos pra gente sobreviver”. Pois foi exatamente nessa curva do rio, com uma melodia improvisada, que senti a magia do Delta do Parnaíba e me emocionei mais uma vez com a força do nosso Brasil.

A alegria do Seu Zé ao exaltar sua terra.

A beleza exuberante do Delta do Parnaíba, cantada em verso e prosa na voz de Seu Zé, é a tradução de um fenômeno raro em que o rio se abre em cinco braços indo ao encontro do mar, depois de percorrer mais de 1400 quilômetros desde o Jalapão até o oceano Atlântico. 

Esse é o único delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo ficando atrás apenas do Delta do Mekong, no Vietnã (Ásia) e do Delta do Nilo, no Egito (África).

Mapa do Delta do Parnaíba.

Os estados do Piauí e Maranhão são privilegiados por compartilharem das belezas desse arquipélago de 2.700 quilômetros quadrados formado por mais de 70 ilhas fluviais de vegetação muito rica, que mescla características de litoral e mata ciliar. 

Algumas dessas ilhas têm dunas, outras têm manguezais entre labirintos de igarapés, algumas servem como dormitório para centenas de guarás, outras abrigam jacarés e macacos, algumas são particulares como a Ilha do Caju e a Ilha dos Poldros, e noutras vivem famílias de pescadores nativos da região e catadores de caranguejo que guardam suas raízes culturais com força. Uma diversidade que encanta.

Pelos igarapés do Delta do Parnaíba.

ROTA DAS EMOÇÕES

Até alguns anos atrás essa região não era conhecida. Foi com a chegada da Rota das Emoções, um roteiro turístico que vai do Parque Nacional de Jericoacoara, passando pelo litoral do Piauí e finalizando nos Lençóis Maranhenses, que o Delta do Parnaíba ganhou luz.

Dunas, rio, mar e muito verde dão cor ao Delta do Parnaíba.

Na verdade, o Delta do Parnaíba é tão bonito que por si só justifica a viagem. Saiba que a cidade de Parnaíba tem aeroporto internacional, o acesso é fácil, a natureza é deslumbrante e a hotelaria é muito boa.

PARNAÍBA, CAPITAL DO DELTA

Parnaíba é a maior cidade da Rota das Emoções e a porta de entrada para esse tesouro natural que é o Delta do Parnaíba. A cidade tem população de pouco menos de 200 mil habitantes, sendo o segundo maior município do estado do Piauí.

O centro histórico guarda casarões e palacetes do século passado, tombados pelo Iphan, do período em que a Parnaíba era um dos principais polos comerciais do Nordeste.

Casarão tombado que hoje abriga o charmoso hotel boutique Casa de Santo Antônio.

CASA DE SANTO ANTÔNIO

Num dos casarões mais bonitos da cidade de Parnaíba nasceu o hotel boutique Casa de Santo Antônio. O imóvel do século passado foi tombado e restaurado com extremo bom gosto. Virou um oásis a poucos minutos de caminhada do Porto das Barcas, num ponto sossegado do centro histórico.

Sala principal da Casa de Santo Antônio.

Ao entrar na inacreditável Suíte D. Pedro I meu olhar correu para o escalda pés que aguardava sem pressa no salão de banho. Ser bem recebido é realmente uma arte.

Escalda pés dando as boas-vindas.

Sentei confortavelmente na chaise longue e me entreguei ao relaxamento enquanto escaneava lentamente cada detalhe da imensa suíte de 50 metros quadrados que presta homenagem não só ao imperador D. Pedro I, como também à aliança entre os povos do Brasil e de Portugal.

Suíte D. Pedro I, Casa de Santo Antônio.

A suíte é dividida em dois ambientes e tem pé direito altíssimo com cerca de cinco metros de altura. No quarto, a cama king size extremamente confortável com dossel e o mobiliário de época, contrastam com a contemporaneidade de uma TV LED, ar condicionado silencioso, minibar bem equipado, máquina de café Nespresso e excelente wi-fi. Tradição, elegância e conforto compõem a tríade perfeita para uma bela hospedagem na Parnaíba. 

  
Detalhes que fazem a diferença. Casa de Santo Antônio.

A Casa de Santo Antônio tem 22 acomodações divididas em três categorias principais: suítes temáticas, suítes coloniais no casarão principal e suítes de charme no prédio mais jovem. Todas elas são decoradas individualmente e mobiliadas para que os hóspedes desfrutem da nostalgia do passado com muito requinte.

Piscina deliciosa da Casa de Santo Antônio.

É um hotel para ficar hospedado pelo menos 3 dias para que você possa conhecer essa belíssima região brasileira sem pressa, além de curtir a gastronomia, a piscina com a sombra de árvores frondosas, a deliciosa jacuzzi, o banho turco, a sala de massagens e a academia.

  
Cozinha caprichada do hotel boutique Casa de Santo Antônio.

Recomendo a Casa de Santo Antônio para você viver aventuras inesquecíveis numa natureza ainda intocada e ao mesmo tempo descansar num casarão histórico.

O Delta do Parnaíba pede calma. Não tenha pressa. 

O QUE FAZER NA PARNAÍBA

Do Porto das Barcas, no centro de Parnaíba, partiam navios levando charque, babaçu, carnaúba entre outros produtos para a Europa. O porto histórico está sendo revitalizado e agora abriga o recém inaugurado Museu do Mar com acervo riquíssimo sobre o litoral do Piauí, além de ocupar um antigo armazém de quase 300 anos feito de pedras com rejunte de pó de ostra e óleo de baleia. Visita obrigatória para quem quer mergulhar no passado dessa região tão rica e desvendar seus segredos.

Painel com guarás, acervo do Museu do Mar, Parnaíba.

Aproveite para bisbilhotar as lojas de artesanato regional que ficam no porto, tomar um sorvete com sabores locais e passear pelas vielas cheias de casas com arquitetura que remete ao passado. Um patrimônio riquíssimo, mesmo que não esteja tão bem cuidado como deveria.

Centro histórico da cidade de Parnaíba.

Para jantar no centro histórico, um dos restaurantes mais recomendados, é o Caranguejo Expresso, no Calçadão Cultural Beira-Rio, onde o prato tradicional é a Torta de Caranguejo. Local simples e comida regional saborosa.

A tradicional Torta de Caranguejo de Parnaíba.

A praia frequentada pelos locais é a Pedra do Sal, a 15 quilômetros do centro de Parnaíba. Ali está o primeiro farol do Piauí, desde 1873. A praia é extensa e dividida em duas partes por grandes pedras. De um lado, o mar bate forte, e do outro barcos de pescadores ficam atracados enfeitando o pôr do sol.

Pedra do Sal.

Já, a Lagoa do Portinho, na divisa dos municípios de Parnaíba e Luís Correia, é cercada por grandes dunas móveis que mudam sua configuração conforme a ação do vento. Vale fazer uma caminhada de duas ou três horas pelas dunas onde burricos pastam livremente, mesmo que o quadriciclo seja o programa habitual.

Lagoa do Portinho e suas dunas.

Mas, a grande estrela do Piauí é sem dúvida nenhuma o DELTA DO PARNAÍBA.

A principal porta de entrada para esse tesouro natural é a cidade de Parnaíba, mais precisamente o Porto dos Tatus, em Ilha Grande, a nove quilômetros do centro histórico de Parnaíba. Basta tomar um barco e ao navegar pelo rio você vai entender porque essas paisagens são citadas entre as mais belas do mundo.

Porto dos Tatus, Ilha Grande, Piauí.

A configuração do Delta do Parnaíba se assemelha a uma grande mão aberta na qual as ramificações apontadas pelos dedos representam a Baía das Canárias, Baía do Caju, Baía do Feijão Bravo, Baía da Melancieira e Baía de Tutoia, as quais formam um verdadeiro santuário ecológico.

Barco é o meio de transporte para circular pelo Delta do Parnaíba.

O Delta do Parnaíba é poesia pura. Impressiona com sua grandiosidade, seu isolamento, com a singularidade do modo de vida, com a riqueza da fauna e da flora, com as dunas a perder de vista, com os encontros do rio e do mar.

Beleza exuberante do Delta do Parnaíba.

É possível fazer passeios de meio dia, de dia inteiro, em barcos privados ou em grupo. Recomendo que circule o máximo que puder pelos labirintos do delta. A cada curva há uma surpresa.

   
A cata do caranguejo é o meio de sustento de muitas famílias da região.

Nossa experiência foi sensacional. Saímos do Porto dos Tatus, na Ilha Grande, às 9 horas da manhã e voltamos depois do pôr do sol. Fomos até Morro Branco, Baía da Canárias, Baía do Caju, Ilha dos Poldros, Ilha do Torto onde almoçamos no Recanto Nativo, um restaurante familiar de comida caseira tradicional da região. Vimos macacos, jacarés e muitas aves. Acompanhamos a cata do caranguejo e do marisco. A vida como ela é. E finalizamos com a famosa revoada dos guarás, aves vermelhas lindíssimas, que se locomovem em centenas para sua ilha dormitório no final do dia, colorindo as folhas das árvores como se fossem enfeites de Natal.

Revoada dos guarás.

ILHA DOS POLDROS

Para ter uma experiência imersiva no Delta do Parnaíba, dividimos nossa estadia entre o sensacional hotel boutique Casa de Santo Antônio, no Piauí, e o refúgio secreto da Ilha dos Poldros, já do lado do Maranhão, onde o acesso é exclusivamente feito de lancha, em 30 minutos a partir do Porto dos Tatus ou para os aventureiros, pelo mar em downwind vindo de Kitesurfe de Barra Grande.

Ilha dos Poldros.

O trajeto de chegada, do cais até o hotel, é feito de trator. Mais peculiar é impossível! E isso é só o começo. A ilha convida a uma experiência ímpar de muita contemplação e descanso, seja nas dunas, na praia deserta ou de barco nos tantos caminhos do Delta do Parnaíba.

Apenas três bangalôs compõem o hotel Ilha dos Poldros.

A Ilha dos Poldros fica no município de Araioses, no estado do Maranhão. Tem uma área imensa de 1200 hectares, com 18 quilômetros de praia, mangues, florestas, salinas e dunas a perder de vista. Os proprietários são dois espanhóis, de mais de 80 anos, que moram na Espanha e vem ao Brasil vez ou outra.

O quadriciclo é o melhor modo de locomoção na Ilha dos Poldros.

Os caseiros, nativos da ilha, se encarregam de dar todo o suporte necessário aos hóspedes com muita simpatia. A pousada fica no centro da ilha, no alto de uma colina, a 850 metros da praia. O transfer até a praia é feito de quadriciclo, uma cortesia da pousada.

  
Duas das quatro acomodações da pousada Ilha dos Poldros.

A Ilha dos Poldros oferece apenas quatro acomodações, sendo duas delas na casa principal - um projeto belíssimo de Gerson Castelo Branco - e outros dois bangalôs independentes, ao lado da piscina, feitos em eucalipto, placas de madeira de reflorestamento e cobertura de palha de carnaúba. 

Os quartos são simples, mas muito confortáveis. Tem camas com mosquiteiro, ventilador de teto e minibar. No banheiro, algumas pererecas vez ou outra tentam compartilhar o shampoo ou o sabonete. Mas elas são tímidas e têm preferência, afinal são as donas da casa.

Foto de drone da belíssima Ilha dos Poldros.

As refeições estão incluídas no valor da diária (café da manhã, almoço e jantar). A comida é caseira, deliciosa, típica da região, feita com carinho por Raimundinha e Elisângela.

A simpatia de Raimundinha e Elisangela.

Esse foi o hotel mais exclusivo e isolado de toda a viagem.

VENTOS NO DELTA DO PARNAÍBA

As condições para a prática do kitesurfe são muito variadas no Delta do Parnaíba. Há várias bocas de rio onde se pode curtir um velejo no liso extremo e ondas excelentes no mar aberto. A melhor época vai de julho a novembro.

André Penna e Ligório Baeta chegando em downwind na Ilha dos Poldros.

O Surfin Sem Fim, oferece experiências incríveis desenhadas pelo craque André Penna, de explorar o litoral do Ceará, Piauí e do Maranhão com uma prancha nos pés, uma vela de kite, bons ventos a favor e uma parada estratégica na Ilha dos Poldros, um dos hotéis que fazem parte do seleto e-group.

MELHOR ÉPOCA PARA IR AO DELTA DO PARNAÍBA

O litoral do Piauí tem duas estações bem definidas. A estação chuvosa vai de janeiro a maio, sendo março e abril os meses de chuvas mais intensas. A estação seca acontece de junho a dezembro, sendo acompanhada de ventos que fazem a alegria dos praticantes do kite. Se quiser tranquilidade evite finais de semana, períodos de férias e feriados.

Outubro no Delta do Parnaíba, um mês ensolarado e com bastante vento.

COMO CHEGAR NA PARNAÍBA

O Aeroporto Internacional de Parnaíba recebe dois voos semanais da Azul provenientes de Campinas às quartas e domingos. Voo direto com 3h30m de duração, sendo que a ida aos domingos e a volta nas quartas tem escala em Teresina.

Como eu estava fazendo a Rota das Emoções assessorada pelo e-group. Fiz o trecho de pouco mais de 70 quilômetros de Barra Grande do Piauí até a Parnaíba, por estrada asfaltada, em aproximadamente 1 hora e 15 minutos, com Seu Zezinho, motorista de taxi especial, um senhor muito gentil e cuidadoso na estrada. Anote o contato: +55 86 99983 1721. Ele trabalha com o filho Junior e atende também pelo Instagram @junior_transfer.

Outras possibilidades para chegar ao Delta do Parnaíba são o Aeroporto de Jericoacoara que está a 230 quilômetros e o Aeroporto de Teresina, a 340 quilômetros. Caso vá por Teresina você pode aproveitar para conhecer o Parque Nacional de Sete Colinas que fica no meio do caminho entre Teresina e Parnaíba.

COMO SE LOCOMOVER

Na Parnaíba alugar carro não é necessário. Taxi resolve facilmente. Seu Zezinho ficou disponível através do Whatsapp +55 86 99983 1721 e foi perfeito para todos os deslocamentos até o centro de Parnaíba, Porto das Barcas, Porto dos Tatus, praia de Pedra do Sal e dunas da Lagoa do Portinho.

Alugar carro pode ser interessante caso queira ficar um tempo longo na região e tenha a intenção de visitar outras cidades nos arredores como Barra Grande, Teresina, Camocim, Chaval, Jericoacoara ou Preá, por exemplo.

Para passeios privativos de barco pelo Delta do Parnaíba indico Bal Turismo. Bal é um nativo da região que foi premiado como “melhor guia turístico do Delta do Parnaíba”. Anota o contato: + 55 86 94078664

PRÓXIMA PARADA ATINS

Da Ilha dos Poldros fomos até Atins (30 minutos de barco, seguidos de 3 horas de carro por estrada asfaltada, mais um trecho pela areia e outro trecho de 30 minutos de lancha voadora).

Atins foi nosso destino final na Rota das Emoçoes. Depois de ficarmos uma semana em Atins, no delicioso Vila Aty, tomamos estrada para São Luis do Maranhão, onde ficamos hospedados por uma noite no hotel Portas da Amazônia, no centro histórico.

O Delta do Parnaíba é imperdível!

ENFIM

O Delta do Parnaíba foi uma bela surpresa. Um trecho de litoral de beleza exuberante, com culinária cheia de personalidade, gente feliz, belas pousadas, muita aventura e toda a majestade dos guarás. Um destino forte, emocionante, que soou feito poesia aos meus ouvidos.

LEIA TAMBÉM 

BARRA GRANDE, ONDE BONS VENTOS E NATUREZA SE ENCONTRAM NO PIAUÍ

O MELHOR DE JERICOACOARA

RANCHO DO PEIXE, UM REFÚGIO NA TERRA DO VENTO

THERE'S FRENCH ACCENT IN PREABEACH VILLAS

DESCUBRA A BAÍA DAS CARAÚBAS E A CASA DE SAO JOSÉ, EM CAMOCIM

ROTEIRO NA TERRA DO VENTO: CEARÁ, PIAUÍ, MARANHÃO

GUIA COM OS MELHORES HOTÉIS DAS MALDIVAS

Booking.com

Compartilhe:

Comentários

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada!